O que é o Momo Challenge e como podes proteger os teus filhos!

Filipe Alves

O Momo Challenge está aqui e os pais têm razão para estar preocupados. O Momo é este boneco deveras assustador que podes ver na fotografia abaixo e ordena os mais jovens a executar tarefas que os pode em última estância levá-los ao suicídio.

Este é, até ao momento, um dos desafios que pode afetar seriamente a saúde dos mais novos. Jovens que não têm ideia que nem sempre a Internet é o mundo ideal.

O que é o Momo Challenge e como podes proteger os teus filhos!

O Momo Challenge está a ser espalhado pelas redes sociais, porém, é mais habitual ver este tipo de corrente no WhatsApp ou Facebook Messenger. Basicamente, o jovem recebe uma mensagem com o Momo a ordenar que faça determinada tarefa ou então acabará por ser morto pelo Momo. Há também indícios de ameaças a familiares ou amigos.

Momo Challenge volta a estar viral pela segunda vez

Contudo, fazer determinada tarefa não chega. O jovem precisa de enviar uma fotografia que executou a tarefa. Isto para que o Momo não cumpra com a "promessa" que fará mal a si ou sua família.

A imagem em nada tem relacionado com o "jogo" que se tornou viral. A escultura foi criada pela companhia japonesa Link Factory e é mais uma peça de obra de arte. Seriamente assustadora.

O Momo Challenge foi viral pela primeira vez em meados de 2018, porém, voltou novamente a atacar. Agora não só é distribuído por mensagens como também é introduzido em vídeos do Youtube destinado aos mais jovens.

Como saber se os teus filhos conhecem o Momo Challenge?

Nada melhor do que lhes perguntar e falar abertamente do que se passa. Esta nova tendência voltou em força e se os teus filhos vêem Youtube é muito provável que já tenham ouvido falar disto.

Não vale de nada espiar ou privar os mais jovens de smartphones, isso só lhes vai fazer ainda mais curiosos.

Fala abertamente com eles sobre os perigos online. Se os teus filhos já têm smartphone e redes sociais, está na hora de lhe dar aquela "conversa". Não falo conversão sobre "sexo", mas a conversa que o mundo online é mais perigoso do que aparenta.

Procura sinais de que algo não está certo

Conheces o teu filho melhor do que ninguém. Se sentires que está especialmente calado, sem apetite ou ligeiramente mais impacientes. Atenção que isso às vezes chama-se puberdade!

Os psicólogos recomendam a falar abertamente sobre a situação e estar duplamente atento. Por isso, mais vale prevenir do que remediar.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei P30 Pro poderá herdar um traço estético do Galaxy S10

Youtube: Vídeos de Fortnite e Peppa Pig com incentivos ao suicídio infantil

Polestar 2 é o primeiro carro totalmente elétrico da Volvo

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.