O iPhone 12 poderá influenciar (mais uma vez) o mundo dos smartphones

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Podem muito criticar a Apple pelos seus altos preços e falta de inovação nos seus equipamentos. Sou também um daqueles que o faz. Contudo, temos de perceber que a Apple muda o mundo com uma decisão.

Segundo o conhecido analista Ming-Chi Kuo, o iPhone de 2021, presumivelmente o iPhone 12, não contará com qualquer entrada. Nem para headphones, que já foi retirada no iPhone 7, como também para o carregamento. Ou seja, nada de cabos.

Smartphones totalmente "sem fios" devido ao iPhone 12

Isto fará, obrigatoriamente, que o segmento mobile siga o mesmo caminho. A Apple foi muito criticada por tirar a entrada 3.5 dos earphones nos seus smartphones e poucos anos depois são poucos os smartphones que ainda a mantêm.

O carregamento sem fios foi outra tecnologia que não foi inventada pela Apple, mas só ganhou destaque quando o iPhone X foi anunciado com a funcionalidade.

Lembro que o primeiro smartphone com carregamento sem fios foi feito pela Palm em 2007, no mesmo ano em que o primeiro iPhone foi revelado de forma oficial.

A Samsung também já tem esta funcionalidade há alguns anos mas só começou a ser uma necessidade nos topo de gama quando a Apple o introduziu. Exemplo disso mesmo é a implementação da característica nos smartphones da Xiaomi e Huawei depois da Apple o ter revelado.

Algumas vezes em que a Apple mudou o mercado de smartphones

  • Introdução do primeiro iPhone
  • Remoção entrada 3.5
  • Introdução do carregamento sem fios
  • Design em geral (linhas dos concorrentes seguem a mesma ideologia)
  • Introdução do Face ID
  • 3D Touch (acabou descontinuado)
  • Introdução dos AirPods

Apple não inova mas o mundo segue as pisadas!

Não quero com isto dizer "a Apple é que é". Muito pelo contrário. É frustrante ver que o mercado só acompanha quando a Apple o faz. Isto porque a Apple demora para fazer alguma coisa. Só há dois anos é que tivemos um iPhone com um design finalmente diferente.

Porém, a Apple cria tendências. E esta remoção da entrada de carregamento, caso aconteça, será mais uma. A Meizu já o fez...mas sem sucesso. Achas que a Apple não o terá? Claro que terá! Isto porque os concorrentes seguirão o mesmo caminho e o mundo há-de se adaptar.

Em quase nenhum dos pontos acima a Apple foi a primeira fabricante a apresentar a tecnologia. Todavia, quando o faz o mundo vai atrás. O mesmo há-de acontecer com a entrada para o carregador. Ou o desaparecimento da mesma.

Editores 4gnews recomendam:

  • 3 ferramentas para calcular portagens online em Portugal
  • WhatsApp: gerir chamadas é mais fácil na nova atualização (APK Download)
  • Touch ID no iPhone 12 será melhor do que qualquer outro neste momento!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.