Telemóvel - Nokia apresenta os novos Nokia 105 e Nokia 130

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.
Telemóvel Nokia 105 Nokia 130
O novo telemóvel Nokia 130, em vermelho. crédito: Nokia-HMD

A Nokia, ou melhor a HMD acabou de apresentar dois novos telemóveis. São eles o telemóvel Nokia 105 e telemóvel Nokia 130. Tratam-se de novas versões dos modelos lançados inicialmente pela Microsoft em 2015. Agora, dois anos depois está na hora de ficarmos a conhecer a nova geração destes telemóveis. Desta forma a HMD não só põe um ponto final na aventura da da Microsoft com a marca finlandesa como também reafirma a sua presença no mercado dos dispositivos móveis essenciais, vulgo telemóvel.

Vê ainda: Xiaomi 5X deverá estrear um nova linha de smartphones da marca

Hoje, a marca finlandesa, a HMD Global anunciou o "novíssimo Nokia 105", uma abordagem moderna a um telemóvel básico com quatro anos. Contudo, para além do novo aspecto, mais elegante, o 105 não traz nada de novo face aos seus antecessores.

Eis o "novo" Telemóvel Nokia 105

Existem, contudo, algumas melhorias. Desde logo um ecrã ou tela ligeiramente maior. De 1.4 polegadas na versão anterior passamos agora para umas mais generosas 1.8 polegadas QVGA. Pequenas melhorias é verdade mas pelo menos aparenta ser bem construído e bem ergonómico graças às suas reduzidas dimensões. Segundo a marca o seu corpo foi desenhado para assentar perfeitamente na palma da tua mão. Note-se a curvatura natural do seu painel traseiro.

Temos ainda 4MB de memória RAM e 4MB de armazenamento interno para além de uma bateria removível de 800mAh que te deverá proporcionar 15 horas de conversação. Temos também a presença de Radio FM, para além do jack de 3.5mm e uma port micro-USB 2.0. Está disponível em Preto, Branco e Azul Claro.

A nível de software o telemóvel utiliza o sistema operativo Nokia Series 30+, a plataforma da marca e já vem com várias aplicações essenciais instaladas. Desde os utilitários do dia-a-dia como o calendário, alarme, agenda, calculadora até ao jogo Snake Xenzia para quando precisares mesmo de passar o tempo. Por último, a nível de redes o equipamento suporta as redes GSM 900/1800 na Europa e as redes 850/1900 nos Estados Unidos da América.

Nokia 105 custará tanto como uma ida ao cinema (com pipoca incluída)

Se precisares de um telemóvel secundário, para aquelas alturas em que o teu smartphone fica sem bateria ou para aqueles locais onde é melhor não levar um smartphone, então acho que este Nokia 105 pode ser o equipamento ideal para ti.

Disponível em três cores (Azul, Preto e Branco) o seu preço, pelo menos para o mercado norte-americano será ridiculamente baixo. São $14.5 dólares (sim, quatorze dólares e meio) pela versão Single-SIM. Já a versão Dual-SIM custará $15 dólares. Sim, isso mesmo.

O "novo" Telemóvel Nokia 130

Para além do extremamente barato 105, a HMD Global apresentou também um novo telemóvel Nokia 130. Trata-se igualmente de um telemóvel muito básico mas já com algumas características mais atraentes. A sua versão inicial também foi lançada em 2014 pela Microsoft e recebe agora um novo look.

Verdade seja dita, para além do aspecto, agora um pouco mais elegante, pouco mudou no seu interior. Temos uma construção mais cuidada, em plástico policarbonato com acabamento brilhante. Vejamos as diferenças e novidades!

Telemóvel Nokia 105 Nokia 130
As cores do telemóvel Nokia 130

O telemóvel possui um ecrã de 1.8 polegadas QVGA com resolução de 128 x 160pixéis com 4MB de memória RAM e 8MB de armazenamento interno. Possui também expansão de memória interna via cartão de memória microSD até 32GB. Conta com um jack de 3.5mm, Radio FM e porta micro-USB 2.0 e conexão Bluetooth para as conectividades básicas.

No seu interior temos ainda uma bateria de 1020mAh que te promete 44 horas de Radio FM, e poderás usufruir de várias horas de reprodução de música, e até mesmo conectar o telemóvel à coluna / altifalante Bluetooth. Em stand-by a sua autonomia ronda os 30 dias (1 mês).

Nokia 130 custará cerca de $22 dólares

A nível de software o Nokia 130, tal como o 105 utiliza o sistema operativo Nokia Series 30+, a plataforma da marca e já vem com várias aplicações essenciais instaladas.

Desde os utilitários do dia-a-dia como o calendário, alarme, agenda, calculadora até ao jogo Snake Xenzia para quando precisares mesmo de passar o tempo. Por último, a nível de redes o equipamento suporta as redes GSM 900/1800 na Europa e as redes 850/1900 nos Estados Unidos da América.

O seu preço rondará os $21.50 dólares (cerca de 20€), valor sem qualquer tipo de imposto ou taxa e estará disponível em Cinza, Preto ou Vermelho. Se estão à espera de novos smartphones (telemóveis inteligentes) da marca, hoje ainda não foi o dia mas não percam a esperança. Tudo indica que a marca estará efetivamente a desenvolver novos produtos.

O que esperar da Nokia para além do "Telemóvel"?

Por incrível que parece o vulgo telemóvel continua a ser utilizado atualmente. Agora relegado a um papel secundário, continuam a ser úteis em situações específicas. Simples, baratos e quase descartáveis, são uma autêntica relíquia do passado. Contudo, a Nokia também está a olhar para o presente e para o futuro.

O Nokia 8 pode ser esse mesmo topo de gama pelo qual ansiamos. Equipado com o processador Snapdragon 835 e demais características de flagship, o seu lançamento pode estar para muito breve. A última notícia referia uma apresentação até ao final deste mês de julho. Esperemos para ver.

O que achas destes novos Nokia 105 e Nokia 130?

Outros assuntos relevantes:

Kingdom Hearts 3 recria um universo baseado em Toy Story

“Homem-Aranha: Regresso a Casa” | Merece destaque pelo Iron Man

Realidade aumentada em Star Wars: Jedi Challenges graças à Lenovo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.