Samsung deixa mudar o fundo nas videochamadas nos Galaxy S21

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A geração Samsung Galaxy S21 permite alterar a imagem de fundo quando fazemos uma videochamada. A função está presente na OneUI e aplica-se a diversas plataformas de chat por vídeo como o Google Duo, Zoom, Teams da Microsoft e Cisco Webex.

Para ativar esta opção e dela tirar proveito basta abrir a app escolhida para fazer uma videochamada e, em seguida, aceder às definições da mesma. Trata-se de uma possibilidade relativamente útil e bem apreciada em contexto de teletrabalho..

Podemos alterar o fundo nas videochamadas nos Galaxy S21

Samsung Galaxy S21
Imagem 1. A função foi testada no serviço e app Google Duo.

Presente na interface OneUI 3.1 estão diversas funções e ajudas para tirar mais proveito do smartphone e das suas apps. Ao utilizar um Samsung Galaxy S21 Ultra acabamos por encontra a opção disponível no serviço Google Duo.

Após alguma investigação encontramos também o relato da Android Police a dar conta da disponibilidade desta opção nos serviços Zoom, Teams da Microsoft, Webex da Cisco, além da supracitada plataforma da Google. É uma simples, mas bem-vinda função.

O utilizador pode facilmente personalizar os efeitos da imagem de fundo. Pode trocar a imagem e colocar um fundo virtual, desfocar o dito fundo, mudar a cor do mesmo para que não se veja o que está atrás de si, ou simplesmente para o personalizar.

Ativa o fundo virtual nas definições de cada app

Samsung Galaxy S21
Imagem 2. As principais opções de personalização.

Ao abrir uma aplicação de videochamadas como a Google Duo temos, nas opções de imagem, o menu acima apresentado. Aí encontramos três opções principais de personalização: 1. Desfocagem de fundo; 2. Cor de fundo; 3. Imagem de fundo.

Ao selecionar a opção "Imagem de Fundo" somos convidados a escolher uma imagem para o substituir que podemos escolher a partir da galeria, ou a partir do Google Fotos. Basta então escolher a imagem pretendida e usufruir da personalização.

Mas, há ainda mais opções no software dos novos telefones...

Há (ainda) mais opções de personalização nos Samsung Galaxy S21

Samsung Galaxy S21
Imagem 3. Opções avançadas de personalização nas Definições.

Ao tocar na opção "Definições" - apresentada na imagem 2 é aberto um menu idêntico ao da imagem 3. Aí temos ainda mais controlos e opções de personalização para as videochamadas.

Entre os efeitos de fundo podemos optar pelo desfoque, com o smartphone a manter o foco na cara do utilizador e desfocar tudo o resto. Aqui a câmara frontal aplica o efeito bokeh para que durante as videochamadas só vejam o utilizador.

Adicionalmente temos a opção de preencher com cor o fundo, ou novamente, escolher uma imagem a partir da galeria e demais fontes de fotografias.

Por fim, relembramos que estas opções estão presentes na interface OneUI 3.1 da Samsung, atualmente disponível para a geração Galaxy S21 à data de redação deste artigo. Eventualmente poderá chegar a mais modelos.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.