Motorola Moto X4 - Tudo o que sabemos sobre este smartphone da Motorola

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Motorola é desde 2016, a segunda maior marca de smartphones Android no mercado brasileiro (dados Asus Zenfone 4: Novas informações revelam especificações diferentes

Este artigo não pretende substituir uma análise ou review, apenas reunir todas as informações que foram divulgadas até à data sobre este futuro smartphone da Motorola. Imagens, especificações, preços e futuros rivais no mercado assim que chegar às lojas. Será que este Moto X4 vai ser um sucesso? Vejamos.

Qual será o próximo smartphone da Motorola?

Em 2017 a marca já apresentou vários equipamentos. Desde o G5s Plus, não se pode dizer que não exista aqui vontade de crescer ou oferecer um produto novo para cada tipo de consumidor e respetivo orçamentos. Desde a gama baixa até aos flagships temos dispositivos para todos os gostos, e carteiras!

Resta saber qual será o smartphone apresentado no dia 24 de agosto em São Paulo no Brasil, a marca já enviou os convites para a imprensa e não sabemos se será anunciada a chegada da linha IFA Berlim, daí as nossas dúvidas relativamente à sua apresentação no dia 24 de agosto no Brasil.

Mercado de smartphones é dominado pela Samsung

Os dados falam por si e vemos a esmagadora percentagem de mercado da sul-coreana Samsung. Estes dados referem-se a 2016, de acordo com uma pesquisa feita pela agência Counterpoint.

Aqui podemos ver também que o Brasil é sem dúvida um dos mercados nobres da Motorola e a marca tem perfeita noção disso mesmo. Aliás, é o maior mercado da Motorola segundo a IDC.

Apesar de últimamente termos sentido uma vaga de insatisfação perante os constantes lançamentos da Motorola nos mercados globais, o Brasil continua a ser o santo gral da construtora. Aqui os smartphones chegam mais cedo e continuam a ser muito procurados, sobretudo os modelos mais económicos.

Para muitos brasileiros, Samsung é sinónimo de smartphone

Sobretudo os novos G5s e G5s Plus causaram alguma consternação junto dos consumidores que escolheram o Moto G5 e G5 Plus, dispositivos apresentados no início do ano e que agora foram praticamente substituídos pelos G5s.

Afinal de contas, ninguém gosta de ver o seu investimento a perder valor passado alguns meses. Já para não falar da geração anterior, os G4 e G4 Plus que causaram várias frustrações aos seus utilizadores.

Por outro lado a Motorola é uma marca que mais fixa consumidores devido à sua política de atualizações ou updates regulares dos smartphones. Aqui, a grande rival Samsung ainda tem muito a melhorar, apesar de já estarmos a ver sinais disso mesmo,aqui .

Características e especificações do Motorola Moto X4

A nível de especificações técnicas teremos no Moto X4 uma tela de 5.2 polegadas com resolução Full-HD (1920x1080p). No seu interior teremos o SoC Snapdragon 630 ou 660 (provavelmente este último segundo o relatório de testes da Geekbench).

Mesmo assim, ainda podemos ter uma surpresa pois ainda não é claro qual dos dois motores teremos neste smartphone. Seja como for, não será um topo de gama mas sim, um promissor gama média-alta.

Deverá contar ainda com 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Com uma bateria de 3000mAH para manter tudo a funcionar durante o dia e um leitor de impressões digitais ou sensor biométrico no painel frontal, mais concretamente no botão central “Home”.

A linha "Moto X" ainda usufrui de uma boa base de consumidores leais. Apesar de ter estado adormecida durante o último ano, desde o Moto X2 que consegui cativar uma boa quantidade de fãs.

Motorola Moto X4 será um smartphone de gama média alta

Equipado com o "Moto Voice" e na altura com a possibilidade de personalização do seu aspecto e construção, era um dos smartphones mais cativantes.

Agora a antiga linha de topos de gama pode voltar em força e pessoalmente creio que deslumbre pela sua qualidade de construção. Note-se o acabamento lustroso na última imagem divulgada, no topo do artigo.

Não tenho dúvidas de que será um bom lançamento para o Brasil e para a Europa seria uma mais-valia e excelente rival dos LQ Q6 que começam agora a chegar também ao nosso mercado.

Em última análise, o sucesso deste Motorola dependerá sobretudo do seu preço de venda ao público. O preço ideal deste smartphone deverá rondar os $500 dólares ou €499 euros.

Características do smartphone num vislumbre:

  • Ecrã / Tela IPS LCD de 5.2 polegadas
  • Resolução Full-HD (1920 x 1080p) 424ppp
  • Processador Qualcomm Snapdragon 660 /630
  • Gráfica: Adreno 508
  • 3/4GB de RAM
  • 32GB ou 64GB de armazenamento interno (poderá variar consoante a região)
  • Bateria de 3000mAh
  • Dual câmara com flash LED
  • Sensores de 12MP e 8MP na traseira
  • Flash Dual-LED
  • Câmara frontal de 16MP com flash LED
  • Leitor biométrico no botão central “Home”
  • Certificação IP68
  • Dual-SIM (Nano-SIM)
  • USB do Tipo C
  • Bluetooth 4.2
  • Radio FM
  • Jack de 3.5mm
  • Preço oscilará entre os €350 euros e $412 dólares

*Características e especificações avançadas pelo site YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, consideras a compra deste novo smartphone?

Outros assuntos relevantes:

Asus Zenfone 4: Novas informações revelam especificações diferentes

Xiaomi – foram descobertas falhas de segurança dentro da interface MIUI

“Super Meat Boy” foi anunciado para a Nintendo Switch

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.