Motorola Moto G5 e Moto G5 Plus revelados por loja sul-americana

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O maior congresso de tecnologia e smartphones a nível mundial está prestes a começar. Daqui a pouco mais de uma semana terá início o MWC 17 e lá veremos os novos smartphones da Lenovo, os Motorola Moto G5 e Moto G5 Plus. Se não consegues esperar mais alguns dias já podes ver tudo sobre os novos Motorola.

A Motorola, a par da ASUS são duas marcas que reúnem a preferência dos consumidores no mercado sul-americano. A pensar nisso mesmo, a Lenovo já está a dar que falar com os seus próximos Motorola's iPhone 7 vs Galaxy S7 – Qual é o melhor topo de gama?

Depois de vários meses pontuados por fugas de informação (leaks ou vazamentos), está na hora de conhecer quase oficialmente estes Motorola Moto G5 e Moto G5 Plus. Graças a uma loja sul-americana (fonte), já os podemos ver, e conhecer, nestas fotos aparentemente oficiais. Hoje, a menos de 10 dias do início do MWC 17, ambos os equipamentos da Lenovo deixaram de ser um segredo. Temos fotos aparentemente oficiais e todas as especificações e características dos novos smartphones.

Ambos os Motorola Moto G5 e Moto G5 Plus ($899) já se encontram nesta loja colombiana (já preparada para o público brasileiro), e podes confirmar todas as suas especificações e os seus preços, em dólares.

Características do Motorola Moto G5 Plus

Olhemos, em primeiro lugar, para este novo Motorola Moto G5 Plus, o maior dos novos equipamentos. Com um acabamento metálico, bem elegante em cinza e com uma câmara traseira bem arredondada e muito semelhante à do flagship Motorola Moto Z.

Reparem também no logótipo da Lenovo bem visível na lateral metálica do equipamento. Será que vai estragar toda a mística da marca Motorola ou não fica assim tão mal? Seja como for, para o bem ou para o mal, é a Lenovo que manda...

Tanto o Motorola Moto G5 como o Moto G5 Plus serão construídos em metal e contarão com resistência ao pó e água graças à resistência IP67. Sem esquecer o leitor de impressões digitais (sensor biométrico) alojado no botão físico, ao centro do smartphone.

A nível de dimensões físicas o Motorola Moto G5 Plus terá 150,2 x 74 x 7,9 mm e o seu ecrã terá "apenas" 5.2 polegadas. Esta tela terá uma resolução Full-HD (1080p) com tecnologia IPS LCD com uma densidade de 424ppi (pixels por polegada).

No interior deste Motorola Moto G5 Plus temos um processador Snapdragon 625 da Qualcomm com 8 núcleos de processamento a 2Ghz, um octa-core bem potente. Este processador de gama média-alta da Qualcomm é uma aposta segura, rápido, potente e com provas dadas de fiabilidade.

Algo que sinceramente não gostei foram os 2GB de memória RAM na versão base deste Motorola. Teremos também 64GB de armazenamento interno expansível via microSD.

Oxalá tivesse mais RAM, mesmo na versão base mas esperemos que isto se reflita no preço. Em Portugal, os seus principais adversários serão os novos Samsung Galaxy A 2017 que já estão a fazer furor com as suas cores e qualidade de construção premium.

A bateria deste Motorola Moto G5 Plus tem 3000mAh, uma boa capacidade e terá também carregamento rápido. Já o seu sistema operativo será o Android 7.0 Nougat logo que o tires da caixa, com a interface (UI) muito leve a que a Motorola já nos habituou.

Características do Motorola Moto G5

Por sua vez, o Motorola Moto G5 terá um ecrã de 5 polegadas, será algo "pequeno" para os padrões atuais em que vemos cada vez mais telas enormes. Veja-se o Xiaomi Mi Mix II que pode ter um ecrã ainda maior!

Seja como for, teremos aqui 5 polegadas e será bem ergonómico, bem fácil de usar com uma mão. O seu processador será mais modesto, o Snapdragon 430 da Qualcomm. Este SoC de gama média tem 8 núcleos de processamento (octa-core) a 1.8Ghz. A nível de memória RAM, mais uma vez, começaremos com os 2GB de RAM e apesar de isto me parecer pouco em 2017, espero que o preço da versão base seja bem apetecível.

Terás também 32GB de memória interna, também expansível via microSD. O mais pequeno dos novos Motorola terá uma bateria também ela mais pequena, agora com 2800mAh com carregamento rápido e o sistema operativo Android 7.0 Nougat.

A nível de câmaras e fotografia o Motorola Moto G5 Plus terá um câmara principal de 12MP com o sensor Sony IMX362 com uma abertura focal de f/1.7 e um sensor frontal (câmara para selfies) de 5MP com lente grande angular.

Departamento fotográfico reforçado no Motorola Moto G5 Plus

Por seu lado, o Motorola Moto G5 terá um sensor de 13MP para a sua câmara principal e a mesma câmara frontal de 5MP para todas as tuas selfies e video-chamadas.

A loja que nos deu este enorme "leak" ou fuga de informação foi a K-Tronix. Esta loja sul-americana colocou o Motorola Moto G5 Plus à venda por 899.900 pesos colombianos, o equivalente de 295€ euros ou cerca de 300$ dólares.

Não sabemos se este será o preço definitivo para a versão base do maior dos Motorola mas, a meu ver, creio que seria um preço justo tento em conta as características e a "pouca" RAM na sua versão base.

Seja como for, muito em breve ficaremos a conhecer oficialmente ambos os Moto G no Mobile World Congress Barcelona. Se não queres perder pitada subscreve já o nosso canal de YouTube.

Outros assuntos relevantes:

Prepara-te para conhecer os novos BQ Aquaris X e Aquaris X Pro

O Huawei P10 está cada vez mais cativante! Eis as novidades…

iPhone 7 vs Galaxy S7 – Qual é o melhor topo de gama?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.