Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os 10 melhores portáteis para estudantes em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

O computador é a ferramenta essencial para um estudante independentemente no ano, ou ciclo frequentado, mas variando consoante as necessidades. Por isso, selecionamos aqui os melhores computadores portáteis no mercado para qualquer aluno.

Tendo em conta a melhor relação qualidade/preço em 2022, bem como as caraterísticas principais do computador, indicamos a melhor compra para cada tipo de estudante. Segue a nossa lista de recomendações e cƒonselhos no final.

1. Huawei Matebook D 14 - melhor portátil até 700 euros para a faculdade

Huawei MateBook D 14 2021

Processador: Intel Core i3 11.ª Gen
Armazenamento: desde 256 GB SSD
Memória RAM: desde 8 GB
Autonomia: até 10 horas
Gráficos: Intel UHD Graphics

Sistema operativo: Windows 11 Home

A Huawei tem alguns dos melhores portáteis em Portugal, com o MateBook D14, atualmente na edição 2021, a apresentar uma excelente qualidade de construção e muito boa relação preço/qualidade. É o melhor portátil até 700 euros, ótimo para trabalho.

Trata-se de um dos melhores PCs para estudantes, sendo um portátil de uso intermédio, indicado para alunos do ensino básico, secundário, ou estudantes universitários cuja principal linha de trabalho sejam os editores de texto como o Microsoft Word.

Em caso de necessidade o portátil Huawei pode ser configurado até ao Core i7 da Intel, aí dará resposta a tarefas mais exigentes e multitasking. Tem bons altifalantes e ecrã IPS de 14 polegadas para trabalhar, ou ver séries e até jogar.

Destaca-se pela qualidade de construção - todo em metal -, ecrã de alta resolução e boa relação custo / benefício.

2. Microsoft Surface Pro 9 - melhor híbrido para estudantes

Microsoft Surface Pro 9

Processador: Intel Core i5 12.ª Gen
Armazenamento: desde 256 GB SSD
Memória RAM: desde 8 GB
Autonomia: até 19 horas
Gráficos: Intel Iris Xe

Sistema operativo: Windows 11 Home

A Microsoft tem no Surface Pro 9 o melhor híbrido da atualidade. É um computador de uso intermédio a avançado, podendo ser combinado com rato e capa/teclado, ou usado como tablet. É versátil, tem bom desempenho e uma caneta ou stylus.

Pode ser usado na universidade, na secundária, ou no básico para os mais variados trabalhos. Seja para tirar apontamentos, ler PDFs, ou desenhar, este "tablet" com Windows 11 Home é incrível para estudar, criar, ou trabalhar fora de casa.

A mais recente geração dos Surface pode ser equipada com diferentes processadores e combinações de memória RAM e armazenamento interno, ajustando-se ao tipo de utilização pretendida e orçamento disponível para a compra.

Destaca-se pela versatilidade - pode ser usado com ou sem a capa / teclado e com a Surface Slim Pen 2.

3. Apple MacBook Air - mais leve e melhor autonomia para universidade

Apple MacBook Air M2

Processador: M2 da Apple
Armazenamento: desde 256 GB SSD
Memória RAM: desde 8 GB
Autonomia: até 18 horas
Gráficos: GPU de 8 núcleos

Sistema operativo: Apple macOS

A nova geração MacBook Air da Apple tem portáteis mais leves, com design icónico e qualidade de construção excelente, além da fluidez e simplicidade do sistema operativo macOS. O PC portátil da Apple é a melhor escolha em 2023 para a universidade.

Além de ter grande autonomia de bateria, margens reduzidas e ecrã com boa definição, o desempenho é excelente com os M2. O portátil pode ser equipado com diferentes configurações de processador, armazenamento e memória RAM para diferentes necessidades.

Tem melhores microfones, ideal para videochamadas, mais opções de privacidade e segurança, com leitor de impressões digitais para entrar no computador e garantir que as informações pessoais seguras neste portátil de uso intermédio.

Destaca-se pela qualidade de construção - todo em metal -, bateria, ecrã, longevidade e suporte oficial pela Apple.

4. Microsoft Surface Laptop 5 - melhor portátil Windows para estudantes

Microsoft Surface Laptop 5

Processador: Intel Core i5 12.ª Gen
Armazenamento: desde 256 GB SSD
Memória RAM: desde 8 GB
Autonomia: até 19 horas
Gráficos: Intel Iris Xe

Sistema operativo: Windows 11 Home

O Surface Laptop 5 da Microsoft tem ecrã tátil de 13,5 polegadas ou 15 polegadas. O preço é apelativo para as caraterísticas, sobretudo na versão com teclado em alcântara. Já a versão integralmente metálica é mais cara, mas mais robusta.

Trata-se do melhor portátil Windows para a faculdade que podem comprar, com ecrã tátil, formato compacto perfeito para ler documentos e editar texto, tirar notas e apontamentos. Tem boa autonomia, design elegante e acabamento em prata ou preto.

É um dos melhores laptops para estudantes universitários que pode ser configurado até ao processador i7 de 12.ª geração da Intel e ecrã até 15 polegadas. Temos estilo, velocidade e desempenho, bem como uma excelente qualidade de construção.

4. Lenovo IdeaPad 1 Gen 7 - melhor portátil até 500 euros

Lenovo IdeaPad 1 Gen 7

Processador: AMD Ryzen 3 5300U
Armazenamento: desde 128 GB SSD
Memória RAM: desde 8 GB
Autonomia: até 7,5 horas
Gráficos: AMD Radeon integrada

Sistema operativo: Windows 11 Home

O portátil IdeaPad 1 15 da Lenovo tem boa relação preço/qualidade, sendo um portátil barato para uso básico. O desempenho é competente graças ao processador Ryzen 7, da AMD e restantes caraterísticas técnicas bastante equilibradas.

Torna-se um computador portátil ideal para estudantes ao ser relativamente leve, com 1,6 kg, com construção elegante, teclado espaçoso e um bom trackpad. O ecrã de 15,6 polegadas tem alta definição, bom brilho, sendo um portátil fácil de transportar.

Este modelo pode ser encontrado noutras configurações de processador, armazenamento e RAM. Em Portugal esta combinação é excelente e abaixo dos 500 euros. É um dos melhores computadores para estudantes.

5. Microsoft Surface Laptop Studio - melhor PC híbrido

Surface Laptop Studio

Processador: Intel Core i5 12.ª Gen
Armazenamento: desde 256 GB SSD
Memória RAM: desde 16 GB
Autonomia: até 13,5 horas
Gráficos: Intel Iris X

Sistema operativo: Windows 11 Home

O Surface Laptop Studio da Microsoft é o melhor computador Windows para um estudante universitário, podendo-o acompanhar para o mercado de trabalho. Trata-se de um portátil leve, para uso avançado e muito personalizável nas suas configurações.

É o melhor computador para comprar se precisas de um portátil poderoso e fácil de transportar para trabalho criativo. Pode ser usado como mesa de desenho, graças ao design inovador, com ecrã PixelSense Flow de 14,4 polegadas e 120 Hz.

Está entre os melhores portáteis da atualidade, cr e o sistema operativo Windows 11 Home. A autonomia é muito boa e apesar de o preço ser alto, terás um computador capaz de te acompanhar durante vários anos para uso criativo e profissional.

6. ASUS F515 - melhor portátil de uso básico

Portátil ASUS F515

Processador: Intel Core i5 11.ª Gen
Armazenamento: desde 512 GB SSD
Memória RAM: desde 16 GB
Autonomia: até 8 horas
Gráficos: Intel Iris Xe

Sistema operativo: Windows 11 Home

O portátil ASUS F515, com ecrã de 15,6'' e boa relação preço/qualidade, é o melhor portátil barato para trabalhar ou ver filmes e séries online. Trata-se de um portátil básico, de linhas modernas e construção durável, leve e fácil de transportar.

Podemos recomendar este portátil ASUS barato para um estudante do ensino básico, ou primário. O principal uso será a edição de texto, criação de documentos e apresentações para a escola neste portátil económico com ecrã FullHD.

A relação qualidade/preço é o seu maior destaque, com autonomia para um dia de trabalho na escola, além de ter armazenamento rápido com o disco SSD. Para uma utilização simples no dia a dia, este portátil é uma boa compra.

7. Lenovo IdeaPad 3 AMD - melhor relação qualidade preço com 15''

Portátil IdeaPad 3 Gen 7 (15" AMD)

Processador: AMD Ryzen 5 5625U
Armazenamento: desde 256 GB SSD
Memória RAM: desde 8 GB
Autonomia: até 8 horas
Gráficos: AMD Radeon integrada

Sistema operativo: Windows 11 Home

A Lenovo tem os melhor portáteis baratos com ótima relação qualidade/preço. O Lenovo IdeaPad 3 está disponível em múltiplas configurações de tamanho de ecrã - 14 ou 15,6 polegadas - processador, memória RAM, armazenamento e SO.

Trata-se de um portátil de uso básico, na configuração base, com preço baixo. A construção é simples, em plástico reforçado com design atual e elegante. Tem autonomia longa, desempenho agradável, sendo um portátil leve e bom para levar para escola.

Dentro da gama IdeaPad 3 é possível escolher as caraterísticas principais consoante as necessidades do aluno. Por exemplo, podemos optar por vários chipsets AMD, recomendado para estudantes do ensino superior, ou do ensino básico.

8. Apple MacBook Pro - melhor portátil avançado

Apple MacBook Pro

Processador: M2 Pro da Apple
Armazenamento: desde 512 GB SSD
Memória RAM: desde 16 GB
Autonomia: até 18 horas
Gráficos: GPU de 16 núcleos

Sistema operativo: Apple macOS

A Apple tem nos MacBook Pro os melhores portáteis para trabalho sério, produção de vídeo e imagem, com bastante poder gráfico e boa otimização. São portáteis de uso avançado para lidar com renderização e programas de edição profissional.

Disponíveis em dois tamanhos, com 13, 14 e 16 polegadas, dois esquemas de cor e várias configurações de processador, armazenamento e RAM. O sistema operativo macOS é muito otimizado para garantir o melhor desempenho neste portátil.

Em 2023 os melhores portáteis Apple incluem o chip M2 Pro ou M2 Max, com teclado aperfeiçoado para maior precisão e conforto de escrita. São a escolha da 4gnews para estudantes do ensino superior em determinados cursos como Design e Fotografia.

9. Huawei MateBook 16 - excelente computador para estudante

Huawei MateBook 16

Processador: AMD Ryzen 7 5800H
Armazenamento: desde 512 GB SSD
Memória RAM: desde 16 GB
Autonomia: até 12,5 horas
Gráficos: AMD Radeon

Sistema operativo: Windows 11 Home

O Huawei Matebook 16 tem ecrã tátil de alta resolução, com formato 3:2 que o torna ideal para ler documentos e trabalhar com editores de texto ou PDF, por exemplo. É o melhor portátil para estudantes que procurem uma alternativa ao Apple MacBook Pro.

A qualidade de construção é ótima e a autonomia muito longa. Tem um teclado espaçoso e confortável para escrever, com a peculiar câmara frontal junto das teclas. O processador AMD Ryzen 7 5800H garante um desempenho brilhante em 2023.

Está equipado com bastante armazenamento interno e memória RAM, sendo um portátil de uso avançado, ideal para a universidade, ou secundário. É relativamente leve com 1,99 kg, tem o sistema operativo Windows 11 e um design sublime de margens finas.

10. Surface Laptop Go 2 - melhor portátil até 700 euros

Microsoft Surface Laptop Go 2

Processador: Intel Core i5 11.ª Gen
Armazenamento: desde 128 GB SSD
Memória RAM: desde 4 GB
Autonomia: até 13,5 horas
Gráficos: Intel Iris X

Sistema operativo: Windows 11 Home

O Surface Laptop Go 2 é um portátil básico, para uso simples e trabalho escolar, com bom ecrã para ver filmes e séries online. O ecrã de boa resolução é uma mais valia, com o design moderno e linhas elegantes, além de caraterísticas equilibradas para o preço.

Para levar para escola o portátil Microsoft é uma boa compra, sendo robusto, mas leve. Tem armazenamento SSD para leitura mais rápida dos ficheiros, além do teclado bem espaçado e um touchpad amplo, para trabalhar mesmo sem rato.

Idealmente recomendamos a configuração com 8 GB de RAM que fará diferença na fluidez entre tarefas e programas. A autonomia é outro ponto forte, com bateria para todo o dia de trabalho, com boa qualidade de construção.

Há 3 tipos de uso em portáteis para estudantes

1. Portáteis de uso básico. São os mais baratos, ideais para alunos do ensino básico, ou primário. A utilização principal será para trabalho, navegação na internet, consulta de email e ferramentas como o Microsoft Word, PowerPoint e ler PDFs.

2. Portáteis de uso intermédio. São os computadores com a melhor relação preço/qualidade, já com caraterísticas mais avançadas e permitindo um maior leque de tarefas. São ideais para estudantes do ensino secundário, ou mesmo de universidade.

3. Portáteis de uso avançado. São os melhores portáteis, com caraterísticas avançadas, mas mais caros. Indicados para estudantes universitários, sobretudo em cursos de artes e criação, como Design e Arquitetura onde o poder gráfico é necessário.

Antes de ires, vê como escolher um portátil, segue o nosso guia para encontrar o PC perfeito para diferentes necessidades. Além disso, descobre os melhores portáteis pequenos, se procuras uma solução de trabalho compacta e leve.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.