MediaTek quer produzir Processadores em arquitectura de 7nm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A MediaTek não costuma ser a primeira escolha quando pensamos em construtoras ou marcas de processadores. Contudo, esta fabricante quer elevar a fasquia e produzir novos SoC's com uma nova arquitectura. Será que é desta que se consegue afirmar perante a Qualcomm?

Foi no verão passado que a MediaTek apresentou o seu processador topo de gama Helio X30 e ainda estamos à espera de ver smartphones dignos de nota a utilizar este SoC (processador).

A popularidade desta construtora está em baixa e mesmo as marcas low-cost ou "marcas brancas" chinesas, sempre que podem, optam pela Qualcomm.

O próximo passo da MediaTek

Agora ficamos a saber, segundo uma fonte de Taiwan, que a MediaTek está a trabalhar juntamente com a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) na produção da próxima geração de processadores topo de gama. Estes "motores" terão 12 núcleos de processamento e utilizarão uma nova arquitectura de 7nm!

Em termos genéricos, quanto menor a escala utilizada na produção dos processadores (20nm, 14nm), agora a 7nm, significa uma maior eficiência energética e um aumento no desempenho de cada processador. Relembro que os processadores mais eficazes da atualidade utilizam uma arquitetura de 10nm. Até à data a MediaTek já construiu vários processadores com 10 núcleos. Veja-se o Helio X20 ou o Helio X25, bem mais poderoso e eficaz na sua função. Contudo, a Qualcomm e os seus Snapdragon's tomaram de assalto os corações dos consumidores e tornaram-se na marca associada à qualidade, desempenho e fiabilidade.

Este facto não passou despercebido à MediaTek e terá fundamentado esta aposta, bem específica, na construção e desenvolvimento de um novo processador. Contudo, não terão muito tempo para o fazer, pelo menos sem ter concorrência. Já em 2018, a Samsung começará a desenvolver os seus próprios processadores de 7nm, também em parceria com a TSMC.

Outros temas relevantes:

As 3 mulheres mais poderosas no mundo da Tecnologia de 2016
No Man’s Sky: Nova atualização muda o rumo total do jogo!
s
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.