Login Windows 10 incluirá impressão digital, reconhecimento facial e de íris - Windows Hello

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Não é uma tecnologia inteiramente nova, embora não funcione a 100% em terminais que um "normal ser humano" possa comprar, temos visto as coisas a evoluir. A constante preocupação com os dados, privacidade e segurança tem sido maior à medida que a Sociedade cibernauta aumenta.

O "estar ligado à internet" é agora algo que faz parte do nosso quotidiano, se há 5 anos não ter telemóvel era aborrecido, hoje não ter internet no meu telemóvel é o maior tédio de sempre.

Contudo isto tem custos, guardar tudo o que tenho numa cloud, ter todos os meus dados de forma informática deixou de ser seguro, principalmente quando estes estão protegidos por uma simples password, que nem sempre é a melhor e a forma de as conseguir são fáceis demais ( vê o vídeo 2 ficarás surpreendido como as pessoas dizem a password sem intenção ).

Para isso a Microsoft chegou com algo novo, algo que supostamente irá resolver este nosso problema. O Windows Hello é a nova forma de "desbloquear" o PC. Sem Passwords ou padrões, o Windows Hello permite ao utilizador desbloquear o seu PC simplesmente mostrando a sua cara para o PC.

Este novo software, apoiado claro por hardware, não terá problemas de scanizar a tua face ou a tua íris mesmo quando a luz não é a melhor e o fazer de uma forma super rápida. Poderás também ter a possibilidade de desbloquear esse mesmo pc com impressão digital se assim preferires.

Para terminais que não tenham hardware suficiente para esta nova tecnologia a Microsoft criou algo chamado "passport" e permite ao utilizador definir um pin logo de seguida à sua normal password, estes dados encriptados irão mais tarde desbloquear o PC.

Os dados que lá pões como a tua impressão digital e íris são dados que apenas tu terás acesso e desta forma assegurar a privacidade e segurança dos teus dados.

Por muito que não queira terei de desconfiar desta, embora o mundo corra de "boas intenções" a NSA fez o que fez durante anos sem ninguém saber, as minhas passwords é uma coisa, mas a minha impressão digital e íris não serei eu a dar de certeza.

Acima de tudo é de dar valor ao trabalho desenvolvido, na MWC tivemos a oportunidade de testar esta tecnologia na Fujitsu e foi de surpreender a rapidez de desbloqueio num simples smartphone.

Talvez queiras ver:

  • Microsoft Lumia 640 XL para a China com processador e RAM mais potentes
  • Microsoft Band chega à Europa
  • Microsoft Lumia 640 XL já está disponível para pré encomenda.
  • Microsoft lança Lumia 435 a 80€

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.