Lineage OS já está disponível para mais Smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Lineage OS é um sistema operativo de fonte-aberta (open-source) para os teus dispositivos Android (smartphone, tablets e afins). Ocupou a lacuna deixada pela CyanogenMod que cessou funções no dia 31 de dezembro de 2016. Hoje noticiamos a adição de vários novos smartphones à lista de equipamentos que já podem usufruir da Lineage OS 14.1, baseada na versão Android 7.1.2 Nougat.

Todo o projeto da Lineage OS manteve a comunidade que sustentava a sua antecessora (Cyanogen), produzindo novos ROM’s com particular foco na segurança e versatilidade. A Lineage OS 15 será o próximo capítulo desta nova história (Android O). Até que a próxima versão seja lançada globalmente poderão usufruir da Lineage OS 14.1, atualizada com todos os patches de segurança e recursos da AOSP para esta plataforma.

Vê ainda: Motorola Moto X (2017): Veremos uma variante com 4GB RAM?

Novidades da Lineage OS 14.1

A nova Lineage OS a cada par de semanas lança um relatório com as novas alterações e modificações. Esta nova versão da LineageOS baseia-se no Android 7.1.2 Nougat. As novidades assentam principalmente nos patches ou correcções de segurança.

A nível de funcionalidades não terás praticamente qualquer novidade. Portanto, os utilizadores podem já experimentar e instalar a ROM, até porque esta versão aposta essencialmente na estabilização, correcção de bugs e reforço da segurança.

Estes são os novos smartphones com direito à Lineage OS:

  • HTC M9 (GSM) – himaul – maintainers: rashed, raymanfx
  • HTC M9 (Verizon) – himawl – maintainers: flyhalf205, rashed, raymanfx
  • Letv LeEco Le 2 (International) – s2 – maintainer: codeworkx
  • Letv LeEco LePro3 – zl1 – maintainers: codeworkx, jrior001
  • LG L90 – w7 – maintainer: mobiusm
  • Samsung Galaxy Tab 3 LTE (Sprint) – lt02ltespr – maintainer: deadman96385
  • Yu Yuphoria – lettuce – maintainers: h2o64, mikeioannina, TheStrix
  • Yu Yureka – tomato – maintainers: h2o64, Meninblack007, mikeioannina

Esta ROM está a tornar-se cada vez mais popular e com boas razões para tal. Estabilidade, funcionalidade e, acima de tudo, uma experiência de utilização por norma mais fluída do que as ROM's de origem. Pessoalmente estou bastante entusiasmado com a próxima versão desta ROM, a 15.0 baseada no Android O que estará disponível pare estes smartphones.

Outros temas relevantes:

Sensor de impressões digitais do iPhone 8 volta a ser visto na sua traseira

Doogee Mix VS Xiaomi Mi Mix, quais as diferenças?

Será que o Samsung Galaxy S8 risca ou parte facilmente?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.