9 leaks que definem o novo iPhone 11 (XI) em 2019

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
Tempo de leitura: 5 min.

O lançamento do iPhone 11 é será anunciado no dia 10 de setembro. Temos muitas informações e leaks sobre um dos smartphones mais esperados do ano 2019.

Acreditamos que o preço do modelo base seja apresentado a partir dos 999€, tal como os anteriores lançamentos. O iPhone XS, o mais recente da gama X, quando foi apresentado tinha o preço base de 999€.

Grande parte dos leaks, destacam o novo iPhone pelo novo layout de câmaras, que está presente na parte de trás do smartphone. O iPhone 11 terá uma terceira lente e o design das mesmas, é invulgar.

1. Nova tripla câmara

1
Câmara traseira do iPhone XI Max

O iPhone 11 e o modelo XR deverão ficar com duas lentes fotográficas, o que é uma melhoria para o XR, enquanto que para o modelo Max veremos uma terceira lente ser adicionada.

Espera-se que esta seja composta por um sensor grande-angular de 12 MP, que permitirá tirar fotos com um campo de visão de 120º, bem superior aos atuais iPhones.

1

O iPhone 11 manterá a estabilização de imagem apenas nas duas lentes, que já são usadas nos modelos atuais, o LED do flash também deverá sofrer melhorias, mais forte e iluminará uma área maior, mas continuará do mesmo tamanho.

Leaks apontam para capas acessórias ao iPhone XI e a configuração da câmara parece confirmar-se, com uma grande área quadrada no verso da capa.

Com isto, é criada uma dúvida em relação à estabilidade do telemóvel, quando pousado numa mesa ou superfície plana, com o ecrã voltado para cima. A saliência da câmara faz com que o iPhone se torne instável, cambaleando, o que dificulta a utilização.

2. Novo processador A13 Bionic

Os próximos Apple A13 utilizarão o processo de 7nm (nanómetros), é das poucas informações que existem, em relação processador. Rumores, indicam que este processador A13 é capaz de competir com portáteis de alto rendimento.

Conhecido por ser usado nos iPad's e MacBook's, são esperadas melhorias de desempenho, melhor gestão energética, IA (inteligência artificial) e principalmente nos iPhones, a câmara será otimizada com integração de elementos de Inteligência Artificial.

3. Redução da notch

É esperada uma redução da notch, o que poderá ser complexo devido à tecnologia imposta na parte superior do ecrã. A Apple é a única empresa que nos dá um reconhecimento facial 3D tão preciso e sofisticado, e talvez por isso não optem pela remoção total da notch.

4. 64GB de memória interna continuarão a ser a opção base

Quando a grande maioria das fabricantes está já a abandonar os 64GB de memória interna, a Apple vai contra a corrente. De acordo com o que é informado, os iPhone 11 chegarão com opção de escolha entre 64GB / 256GB / 512GB de memória interna.

5. Bateria de 3110mAh e 3650mAh

Conforme os mais recentes leaks, tudo aponta para que o iPhone XR de 2019 tenha uma bateria de 3110mAh, enquanto que o iPhone 11 Max terá uma bateria com 3969mAh de capacidade. Baterias maiores, quando combinadas com processadores de 7nm, oferecem um maior desempenho por um período de tempo maior.

6. Carregamento sem fios reversível

1

De acordo com os dados presentes no Reddit, o modelo Max virá com uma bateria de 3969mAh. A ser isto verdade, este representará um incremento considerável face aos 3174mAh do iPhone XS Max.

Adicionalmente, é referido que os iPhone 11 virão com carregamento sem fios reverso. Isto permitirá recarregar outros dispositivos que suportem carregamento sem fios com a restante autonomia do teu iPhone.

O lançamento dos AirPods 2 poderá ser uma "dica" que aponta para esta nova funcionalidade, visto que a grande alteração para o primeiro modelo foi a adição do carregamento sem fios.

7. Primeiro iPhone com Dual Bluetooth

Informações divulgadas na Internet, afirmar que o iPhone 11 permitirá a partilha de conteúdos por Bluetooth para mais de um dispositivo, em simultâneo. Por exemplo, duas pessoas podem ouvir a mesma música, de um só iPhone, mas cada um com o seu par de AirPods.

Embora seja possível emparelhar o iPhone com vários dispositivos Bluetooth, só podemos enviar/receber áudio para um. Basicamente, é possível termos vários equipamentos guardados, mas só podemos usar um para ouvir música.

8. Modo Underwater ("debaixo de água")

1

Para surpresa dos utilizadores, a Apple está a desenvolver um modo "underwater", esta permite que o iPhone 11 continue totalmente funcional mesmo debaixo de água. Ou seja, o ecrã do equipamento será capaz de continuar a registar perfeitamente as tuas interações.

9. Possível suporte para o Apple Pencil

1

Um novo leaker afirma que os próximos iPhones deverão chegar com suporte para o Apple Pencil. Este é um utensílio até agora apenas compatível com os iPads, mas segundo os analistas a compatibilidade pode ser estendida à nova linha de smartphones da marca.

Caso exista suporte para o Apple Pencil, a ideia é de que este se fique pelo iPhone mais potente. A grande dúvida é se este possível suporte pode motivar os utilizadores a trocar para um novo modelo.

Este poderá ser o design final do iPhone 11

Foi lançado um vídeo do Youtuber Unbox Therapy, em que temos uma visão pormenorizada de como será esteticamente o iPhone 11. Em causa está um dummy ou molde do próximo topo de gama da Apple, que nos mostra o possível design final do novo iPhone.

Embora seja um dummy, conseguimos perceber as alterações estéticas do novo iPhone. De notar a saliência da câmara traseira, que tem sido criticada pelos cibernautas.

Novas imagens revelam design final dos modelos iPhone 11

iPhone XI e iPhone IX Max

1

As novas imagens do leaker MIKKE, mostram os iPhone XI e iPhone XI Max com 3 câmaras traseiras, confirmando assim os rumores. As lentes ficarão embutidas no canto traseiro dentro de um pequeno quadrado que se espera ter uma pequena saliência.

iPhone XIR

1

O iPhone XIR contará com duas câmaras, visto ser a opção mais económica da Apple. No ano passado tivemos um smartphone com mais autonomia, um ecrã de inferior qualidade e apenas uma câmara traseira.

Este ano, o iPhone XIR contará com 2 câmaras traseiras. Assim sendo, podemos imaginar que seguirão a ideologia dos iPhone XS no mercado, neste momento.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!