iOS 9 apresentado oficialmente pela Apple

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

A Apple desde 2007 e da apresentação do seu iPhone que tem vindo a evoluir a cada dia que passa. A empresa Norte Americana conseguiu criar uma ideologia móvel diferente com um ecrã tátil multitouch e criou padrão no mundo. O sistema operativo android foi um dos poucos que conseguiu acompanhar o enorme crescimento do SO da Apple. Android e iOs são diferentes, um deles é openSource outro não e certamente por isso android apodera-se de 80% dos smartphones do mundo, mas como iOS é feito unica e exclusivamente para um tipo de smartphone a fluidez e qualidade de interação entre Sistema Operativo e hardware é fantástica.

Se olharmos bem desde o primeiro iOS até ao anunciado hoje pela Apple o iOS9, existe uma deferência estética mas o ADN é o mesmo e é esse ADN que faz com que os fãs da Apple se multipliquem e sejam a cada dia que passa mais agarrados ao seu gadget.

A interação entre os sistemas operativos, OS X iOS e WatchOS é única e até ao momento nenhuma empresa consegue sequer chegar aos calcanhares deste ecossistema, sendo ele fluido, capaz e bem desenhado.

Embora iOS seja bom para algumas pessoas, não é o melhor para um Power User. iOS é um sistema bastante restrito, com o iOS 8 notou-se uma melhoria neste aspecto, coma a possibilidade de instalação de third part apps como o Swiftkey, aplicações que vem mexer naquele ADN que falamos anteriormente.

Mais WWDC: OSX EL Capitan oficialmente apresentado na WWDC 15

O iOS 9 segue muito na ideia do iOS 8, como é obvio traz correções de bugs que vamos tendo aqui ou ali, ou numa daquelas mensagens que bloqueiam os nossos terminais, este novo iOS traz aos utilizadores novas possibilidades que embora não muito notáveis a olho nu, farão da experiência apple ainda mais agradável.

A mudança de tipo de letra é um desses exemplos, para os mais despercebidos, tudo continuará igual, mas na verdade irá existir a mudança de Neue Helvetica – usada neste momento nos dois, iOS and OS X - para a mais recente SAN Francisco. Este tipo de letra ajudará a melhora a leitura em ecrãs mais pequenos como no Apple Watch e farão dos sistemas mais uniformes.

A Siri passa a ser mais inteligente e proativa contrastando assim mais diretamente com a sua concorrente direta Google Now e Cortana. Siri não mudará por completo, mas de uma forma geral digamos que ficará mais inteligente.

Mais WWDC:Apple Watch passará a ter aplicações nativas

A aplicação de Passbook, sim aquela que ninguém usa, passará a ser "Wallet" e será utilizada para gerenciar melhor o serviço de Apple Pay que foi também relevado que passará a ser utilizado no Reino Unido.

A aplicação Apple Maps recebe uma nova atualização, a app que não é na verdade muito famosa devido à falta de informação comparada com Google maps, recebeu uma atualização chamada "transit" que se focará principalmente nos peões e transportes públicos.

Apple News é a nova aplicação da Apple. Esta nova aplicação traz aos utilizadores aquilo que mais querem saber sobre os artigos que mais gostam ( tipo 4GNews). News basicamente faz um feed daquilo que consideras mais importante e recebe atualização sempre que abres a aplicação. A aplicação estará brevemente disponível nos EUA, UK e Australia, ainda nada de Portugal ou Brasil.

Isto sim é uma excelente novidade, principalmente para o iPad. Usar Multitasking era algo tão óbvio que enervava não ver as marcas a investir em algo do género. Com MultiTasking o utilizador poderá trabalhar em duas aplicações ao mesmo tempo e de uma forma simples conseguir dar mais poder e produtividade ao seu iPad. Este MultiTask funcionará também com vídeos dando a possibilidade de redimensionar o video mas continuar a trabalhar na aplicação inferior.

Usar trackpad é algo que tenho como vício, depois de comprar um Mac descobri que o trackpad ajuda bastante num dia normal, com o slide para aqui e para ali e as coisas ficam resolvidas de uma forma mais rápida e simples. Agora com iOS 9 esta função será possível no teclado, transformando todo o teclado num autêntico trackpad que tanto gosto.

Swift passa a ser Open Source, para os mais leigos isto é FANTÁSTICO, os developers vão poder utilizar o programa para aquilo que acharem e bem entenderem. Swift dá uma única linguagem para iOS e OSX, isto é um avanço simplesmente único para a Apple e para os seus desenvolvedores.

Esta versão estará disponível em Julho para todos os gadgets que receberam iOS 8.

Em suma este novo sistema Operativo não é uma diferença enorme para o anterior, o iOS 9 promete uma maior estabilidade e uma melhor interação com o Apple Watch e OSX. A Apple não é conhecida por mudanças extravagantes mas sim por olhar onde ninguém olha, em pormenores que fazem do seu sistema operativo, na minha opinião único, embora limitado em certos aspectos, bastante poderoso.

Hoje vamos falar em direto na nossa liveCast de tudo aquilo que foi apresentado pela Apple neste primeiro dia de WWDC, junta-te a nós AQUI NO LINK pelas 21.30 de Lisboa ou 17.30 Brasília. Poderás também ver mais tarde caso não nos apanhes em direto!

Talvez queiras ver:

  • iPhone 6s será posto à venda dia 25 de Setembro.
  • Poderá o Apple iPhone 6S ou 7 ser assim tão inovador?
  • iPhone 6s poderá contar com ecrã 1080p e iPhone 6S Plus com 2k
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.