Huawei responde oficialmente às acusações de "Fake Reviews"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda há pouco falámos sobre a nova polémica que envolve a Huawei e o seu Mate 10 Pro. De acordo com o 9to5Google, a empresa solicitou aos seus seguidores de um grupo no facebook destinados a aplicarem para "Beta Testers", para exporem os seus desejos do Mate 10 Pro na secção de reviews da loja retalhista "Best Buy".

A situação não deixa de ser um pouco irónica porque o terminal estava a ser avaliado por utilizadores que nunca tinha sequer tocado no equipamento. O Mate 10 Pro estava listado no site como "Pré-venda" e o espanto foi quando se notou que o smartphone tinha 4.9 estrelas (em 5) sem sequer ter sido vendido. De referir que foram mais de 100 "reviews" no total.

Vê ainda: Nokia 8 começa a receber a atualização Android Oreo 8.1

O drama aumentou quando a situação passou a ser de conhecimento público. O website 9to5Google reparou na situação, expôs o caso e outros pontos de informação (como a 4gnews) decidiram por bem partilhar o conhecimento.

Huawei Mate 10 Pro não precisa de Fake Reviews para ser considerado um excelente terminal

Na 4gnews levamos a reviews demasiado a sério. Os terminais que nos passam pelas mãos tem uma utilização diária como equipamento principal e, acima de tudo, não existem influências sobre o produto em si. As reviews não devem ser pagas nem encomendadas. Acreditamos na verdade da nossa opinião e fico feliz em saber que os nossos leitores acreditam na mesma ideologia.

Contudo, de acordo com a Huawei, toda esta situação é um mal entendido. Claro está. Mau seria se admitissem que a ideia era dar um destaque positivo ao Mate 10 Pro num mercado que tanto querem entrar.

De acordo com a marca, existem duas campanhas publicitárias neste momento. Uma delas é para incentivar a pré-compra do Mate 10 Pro (no site Best Buy) e a outra é o feedback dos utilizadores que acabaram por fazer essa escolha.

Alegadamente o diretor de marketing e a marca tiveram "uma falha de comunicação" o que levou o responsável por departamento encaminhar os utilizadores que querem ser Beta Testers (e receber o terminal de borla) para a página da Best Buy. Onde na secção de reviews tinham de deixar a lista de desejos deste terminal.

Se esta desculpa é ou não credível... Não sou ninguém para o julgar. É possível que sim, mas não deixa de ser uma coincidência demasiado vantajosa para a marca. Fica ao teu critério.

Sinto que a apenas a Huawei precisa seriamente de crescer e amadurecer no mercado. Os seus produtos tem fantásticas capacidades é apenas uma pena que o pessoal do marketing exagere. Lembremo-nos da suposta fotografia tirada com o Huawei P9 que a marca tanto se gabou e que no final chegou-se a descobrir que foi afinal tirada com uma Canon de 5000 euros.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 trará colunas stereo e “Animoji”

Google Pixel duplicou as vendas em 2017, Essential Phone desilude…

Xiaomi Redmi Note 5 e Note 5 Pro – Especificações e design

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.