Huawei P20 e Xiaomi Mi MIX 2S, dois colossos da fotografia?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Assim que soarem as primeiras badaladas no dia 27 de março estaremos a encher os nossos copos de café para um dos dias mais atarefados do ano. Teremos um Xiaomi Mi MIX 2S logo pela madrugada e pouco depois, no coração da Europa, os Huawei P20. Dois topos de gama que iluminarão os nossos olhos e inundarão a 4gnews com todos os detalhes e informação que queres ver.

Os próximos topos de gama das fabricantes chinesas já estão prontos. Ambas as marcas já começaram com uma grande campanha de teasers, com maior intensidade na Huawei. Ambas nos dão a entender que os seus smartphones serão autênticos colossos na fotografia com dispositivos móveis. Eu quero acreditar que tal é verdade. Pelo menos no caso do Huawei P20 não tenho dúvidas de que seremos surpreendidos pela positiva.

Vê ainda: Google Play Store com 22 Apps gratuitas para o teu Android

Não que a Xiaomi não tenha a vontade os recursos para tornar o seu Xiaomi Mi MIX 2S um smartphone a ter em conta no que à câmara diz respeito. Sabemos que este estará equipado com uma câmara dupla na sua traseira. Sabemos (graças ao portal XDA Developers) que este terá um motor de Inteligência Artificial (IA) para tirar maior proveito da câmara.

Agora, mais recentemente, a publicaria uma nova série de teasers separadamente que, no seu conjunto, nos deixam antever uma das suas capacidades fotográficas. Refiro-me à gravação de vídeo em câmara lenta mas não só...Antes demais, todos estes teasers foram publicados na plataforma Weibo. Aí temos três imagens crípticas que nos querem contar uma mensagem.

Xiaomi Mi MIX 2S e Huawei P20, dois topos de gama para a fotografia?

Pessoalmente acredito que estas mãos a bater palmas nos estejam a mostrar a capacidade de focagem no objecto. Mesmo quando estamos a gravar vídeo em câmara lenta. Em seguida podemos ver uma colagem com as três imagens. Todas elas foram publicadas pela própria marca no decurso dos últimos dias. Acredito que nos queiram contar uma história ou melhor, revelar pelo menos uma das características da câmara. Solicito aqui a vossa ajuda e opinião. Note-se que as imagens são acompanhadas por uma legenda.

O que nos dizem estas imagens sobre o Xiaomi Mi MIX 2S?

Até à data não temos qualquer informação concreta relativamente à câmara do smartphone Xiaomi Mi MIX 2S. Acredita-se que o smartphone traga duas câmaras na sua traseira, pelo menos uma delas fazendo uso do sensor Sony IMX363. Para além disso tudo permanece no reino da especulação - no departamento fotográfico.

Xiaomi Mi MIX 2S e Huawei P20 chegarão ambos com sistema Android Oreo

Sabemos também que o Xiaomi Mi MIX 2S chegará com um ecrã de 6.01 polegadas. Terá um ecrã ou painel com resolução Full-HD+ (2160 x 1080 pixéis) com o formato 18:9. Já a nível de design ou aspecto ainda não existe um consenso e devo dizer que a Xiaomi está a fazer um trabalho fantástico ao manter o secretismo acerca do produto. Poderemos ter uma pequena "notch" no canto superior direito deste produto. Para já, não sabemos como será o aspecto do Xiaomi Mi MIX 2S.

Já por outro lado, a traseira em vidro ou cerâmica esconderá o processador Qualcomm Snapdragon 845. Será um processador octa-core com 4 núcleos de alta performance a 2.8GHz e 4 núcleos de 1.8Ghz otimizados para a poupança energética. Contamos ainda com 6 a 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno não expansível. Já a sua bateria poderá ter uma capacidade entre os 3,400 ou 4,400mAh de acordo com as mais recentes informações.

A câmara do Huawei P20, tripla!

Já por sua vez, a Huawei habituou-nos a fantásticas câmaras fotográficas nos seus smartphones. Desde que em 2016 anunciou a sua parceria com a Leica que vemos cada vez mais smartphones com uma câmara fotográfica surpreendente. O trunfo dos Huawei tem sido o sensor monocromático.

Huawei P20 e Xiaomi Mi MIX 2S, adivinha-se uma aposta na Fotografia

Todavia, para o Huawei P20 a fabricante chinesa ainda não revelou qual seria o grande trunfo. Acreditamos que este possa ser uma câmara com zoom ótico ou então uma aposta na fotografia noturna. Relembro que a Samsung também reforçou este quesito com os seus Samsung Galaxy S9 com abertura variável da lente.

Para 2018 teremos três novos Huawei P20. O modelo standard, o modelo Huawei P20 Pro, certamente com três câmaras na sua traseira (899€) e também o Huawei P20 Lite (369€). Este último será certamente o mais popular entre os consumidores, isto se o seu preço e especificações técnicas se verificarem.

Em última análise, da Huawei esperamos grandes trunfos para a câmara. Seja com um novo sensor para zoom ótico (lente) ou para a fotografia noturna, ainda não sabemos. Já do lado da Xiaomi, vimos que o seu Xiaomi Mi MIX 2S apostará nas câmaras e incluirá um motor de IA. Certo é que esta fabricante chinesa não é conhecida pelas suas câmaras. Algo que pode mudar já no dia 27 de março.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nova 3E. Smartphone revelado em vídeo antes da apresentação

d

5T nos níveis de radiação emitida (SAR)

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.