Huawei Mate 30 Lite será o primeiro com o novo sistema HarmonyOS da Huawei

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O HarmonyOS, também conhecido por HongMengOS, foi revelado de forma oficial e tudo indica que este é um sistema que vai dar que falar. Isto porque será o sistema operativo que a Huawei apostará para os seus gadgets.

Inicialmente começaremos com produtos não relacionados com smartphones. Segundo os executivos da Huawei, o sistema é desenhado para todo o tipo de equipamentos e facilmente adaptado às necessidades de cada um.

Huawei Mate 30 Lite será o primeiro com este sistema

Contudo, novas informações de um leaker já conhecido no mundo mobile, referiu que o primeiro smartphone a trazer este sistema será o Huawei Mate 30 Lite.

O HarmonyOS, ou HongMengOS na China, chegará na variante intermediária dos novos Mate, porém, não esperes ter acesso a este sistema para já.

Tal como a Xiaomi faz com as ROM's, só a versão do Huawei Mate 30 Lite da China contará com o novo sistema da Huawei. O modelo que chegará ao resto do mundo continuará com o Android 10 e EMUI 10.

O que esperar do novo sistema Harmony OS

Segundo as informações, o sistema é mais leve e mais rápido do que o sistema Android. É também compatível com todos os gadgets que a Huawei vá desenvolver.

Assim sendo, podemos esperar que a Huawei nos venha a oferecer um ecossistema muito idêntico ao da Apple. Um pouco mais fechado mas com potencialidades e velocidades superiores.

Ademais, este sistema funciona também com aplicações Android. De acordo com prévias informações, os desenvolvedores precisam apenas de publicar as suas Apps na loja da Huawei e tudo correrá como é esperado.

Em suma, ainda é cedo para tirar conclusões sobre o novo sistema. A Huawei tem muito que trabalhar se o quiser trazer de forma oficial para o resto do mundo. Já na China, visto que os serviços da Google não entram, é o local perfeito para testar e otimizar o sistema antes de o lançar a nível global.

Editores 4gnews recomendam:

  • HarmonyOS: Huawei apresenta oficialmente a sua alternativa para o Android
  • Huawei: estes serão os primeiros smartphones a receber a nova EMUI 10
  • Waze diz-te quais as bombas de gasolina onde abastecer nesta greve dos motoristas
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.