HTC U11: Este é o novo topo de gama da HTC e deves apertá-lo!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A HTC é uma construtora asiática, com base em Taiwan, outrora bastante conhecida pelos seus smartphones extremamente elegantes e bem construídos para a época. Contudo, uma série de más decisões e de smartphones pouco empolgantes ditaram o seu desaparecimento do mercado nacional. Aliás, a HTC desapareceu praticamente do mapa mas hoje, em pleno 2017, lançou algo digno de menção, o HTC U11 é um smartphone como nunca viste, ou sentiste!

O HTC U11 acabou de ser apresentado e é um smartphone repleto de excelentes especificações, com bastantes novidades e um design que certamente não passará despercebido. Conseguirá este novo topo de gama trazer o nome da marca de novo à ribalta? A seu tempo teremos a resposta. Agora, vamos conhecer o novo HTC U11.

Lê ainda: HTC 10 e os controversos HTC U, daí a escolha do novo nome para este topo de gama. Juntando o melhor das duas gamas, resta saber se o público aprovará esta decisão. Contudo, para além do design e aparência este smartphone é completamente diferente na forma como o utilizador final poderá interagir com o equipamento.

Eis o novo HTC U11

A nova Edge Sense que será capaz de reagir consoante os "apertos" a pressão que coloques nas suas laterais. Em suma, a HTC quer que tu espremas o seu novo flagship ou topo de gama.

Tal como já referi, o HTC U11 é um misto entre o novo e o antigo. O aspecto frontal do equipamento é bastante semelhar ao HTC 10, e até o botão central Home, na margem inferior do smartphone. Temos ainda a câmara frontal e o auscultador, ambos ligeiramente menores neste novo HTC U11. Pelo lado positivo temos agora um vidro Gorilla Glass 5 que reveste toda a frente do smartphone e lhe dá um aspecto levemente curvo.

O ecrã ou tela possui 5.5 polegadas com resolução Quad-HD (2560x1440p). Esta tela LCD é um bom upgrade em termos de tamanho face ao antigo topo de gama, o Galaxy S8+. Na aresta inferior temos uma porta USB do Tipo C e, infelizmente, sem porta jack de 3.5mm. Já na aresta direita temos os típicos botões do Volume, de On/Off e os sensores de pressão utilizados pela Edge Sense.

HTC U11- À primeira vista!

Neste HTC U11 a marca trouxe-nos todas as especificações de topo para um flagship em 2017. Desde o processador Snapdragon 835 da Qualcomm que também equipa as variantes norte-americanas do Apple iPhone 7, um pouco abaixo da certificação IP68. Na prática, o novo HTC é resistente ao pó e a salpicos, ao passo que uma imersão poderá danificar o smartphone.

A marca não desistiu de um dos seus pontos fortes, o áudio no HTC U11 estará assegurado pelo DAC (digital to analogue converter) de alta resolução (Hi-res) com a tecnologia BoomSound para um processamento de áudio primoroso. Infelizmente não tens colunas frontais mas, mesmo assim, a marca promete uma espetacular experiência de áudio.

Neste ponto, apesar de o HTC U11 não possuir um jack de 3.5mm, vem equipado já com uns earphones USonic com a assinatura da marca. Possuem cancelamento ativo do ruído, interface USB do Tipo C e, pelo menos, temos um adaptador (dongle) de USB-C para jack de 3.5mm.

Foto e Vídeo no HTC U11

Apesar de ter removido o jack de 3.5mm a HTC não seguiu a moda da câmara dupla no seu HTC U11. Temos, contudo, a tecnologia da marca, o UltraPixel com um sensor de 12MP. Na prática, a marca abdicou do laser autofocus, optando pelo sistema Dual-Pixel para uma focagem extremamente rápida. A abertura da lente é de f/1.7 para deixar entrar bastante luz.

Lê ainda: Há dois smartphones capazes de capturar melhores fotografias que o Galaxy S8

A câmara frontal do HTC U11 tem mais MegaPixels do que a câmara traseira. Verdade, temos aqui 16MP para as tuas selfies portanto usa e abusa desta câmara frontal. O software da câmara também te deixará capturar imagens em RAW, HDR, vídeo em câmara lenta (120 fps @ 1080p) e claro, o 4K (Ultra-HD). Esta câmara já foi aclamada pelos especialistas da DxOMark como a melhor do mercado, superando até a do Google Pixel.

Espreme o teu HTC U11- Edge Sense

Esta é a grande novidade do HTC U11, a sua nova interface e a capacidade de as suas laterais registarem e reagirem conforme os vários níveis de pressão aplicados nas suas laterais. Imaginem um Force Touch ou 3D Touch aplicado às laterais do smartphone. O HTC U11 reagirá de acordo com a força e todas estas características e funcionalidades serão explicadas em detalhe, aqui na 4gnews.

Por último, a nível de preços, o HTC U11 deverá custar menos do que um LG G6 e do que um Huawei P10 Plus. Para tentarem conquistar os consumidores a HTC precisava de baixar os seus preços e, efectivamente, o HTC U11 custará $650 dólares.

Este valor surpreendeu-me pela positiva e, apesar de este ser o preço para o mercado norte-americano, espero que chegue à Europa com a mesma etiqueta. Se assim for, creio que o HTC U11 pode conquistar algum do seu antigo público e até mesmo criar novos fãs.

Em suma, o HTC U11 chegará aos mercados a partir de junho por cerca de $650 dólares. Promissor, bastante!

Outros assuntos relevantes:

Huawei Y3 2017: Este é o novo gama de entrada da Huawei

Google Assistant irá ficar disponível para iOS ainda esta semana

The Legend of Zelda: Versão “Mobile” pode estar para breve

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.