Histórico! NASA mostra aterragem da Perseverance em Marte (vídeo)

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

O veículo Perseverance da NASA já está na superfície de Marte há alguns dias mas a agência decidiu mostrar as primeiras imagens em vídeo da incrível aterragem do rover no planeta vermelho. Podemos agora assistir a um momento histórico, completo desde o alinhamento com a cratera Jezero até ao final da descida e momento em que toca no solo marciano.

As imagens agora disponibilizadas pela Agência Espacial dos EUA começam a mais de 11 quilómetros da superfície de Marte acompanhando todo o complicado processo de remoção da proteção térmica que protegia a Perseverance enquanto entrava na atmosfera do planeta.

NASA oferece vista privilegiada do planeta vermelho

Talvez a parte mais interessante seja mesmo facilitar a compreensão da forma como funciona a grua que ajuda a colocar o veículo autónomo no solo. Depois de cumprir a sua missão o instrumento desaparece de forma a não interferir com o funcionamento da Perseverance.

As 23 câmaras presentes no aparelho permitem uma melhor compreensão de todo o processo, não deixando margem para dúvidas em relação à sua complexidade.

Um dos momentos mais arrepiantes é quando vemos todo o pó vermelho a movimentar-se pela força da desaceleração do veículo e processo de aterragem, denominado como "touchdown."

É uma visão fabulosa de um novo mundo, que muitos acreditam poder vir a funcionar como uma segunda casa para a Humanidade, num processo de colonização que está já a ser estudado.

Perseverance transmite os primeiros sons de Marte

Logo depois da aterragem a NASA ligou os microfones da Perseverance, uma novidade para a missão deste ano. O InSight havia já sido capaz de gravar sons, mas a partir da tradução de vibrações detetadas nos seus painéis solares.

A Perseverance é a primeira a transmitir para a Terra os primeiros sons reais do planeta vermelho. Como seria de esperar, não há muito barulho e a atmosfera parece até um pouco retirada de um filme de terror.

Apesar disso, é um momento inesquecível e que com certeza perdurará na memória da equipa e dos que assistiram a mais um episódio histórico que leva a Humanidade bem para além do seu mundo.

Editores 4gnews recomendam:

  • NASA vai colocar helicóptero em Marte! Mas não é bem o que julgas
  • NASA: novo telescópio vai estudar os segredos da origem do Universo
  • Objeto misterioso que passou pela Sistema Solar pode ser tecnologia alienígena
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.