Greenify- Essencial em qualquer Android!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Esta é uma das minhas aplicações preferidas, desde sempre. Greenify é sinónimo de óptima gestão de Bateria e RAM. Passo a explicar...

Desde que tive o meu primeiro smartphone Android percebi que a bateria raramente me permitiria 2 dias de uso normal, isto foi em 2012. Infelizmente pouco mudou desde então em termos de duração da bateria e intervalo entre carregamentos.

Não fosse eu teimoso e curioso por natureza nunca tinha encontrado esta aplicação fantástica, merecedora deste título pela sua simplicidade e eficiência. Com efeito, desde que a experimentei pela primeira vez já utilizei vários smartphones (Galaxy Y, Xperia Sola, S3, Xperia T, Xperia Z, Z1) e em todos eles instalei a Greenify.

Inicialmente apenas funcionava em smartphones com permissões Root, ou rooteados, como preferirem. Mas há alguns meses atrás tornou-se funcional em TODOS os smartphones Android, com algumas diferenças no método de acção, consoante tenha, ou não, permissões Root.

Mas o que é a Greenify ao certo e porquê tanto alarido??

Bom, vamos ao que interessa, a Greenify é uma aplicação que hiberna todas as aplicações do seu smartphone. Caso tenha permissões Root, hiberna TODAS( as que o usuário selecionar, aplicações de sistema inclusivé), e a hibernação é Automática.

Caso não tenha permissões Root, hiberna apenas as aplicações instaladas pelo usuário(não hiberna aplicações de sistema). A hibernação não é Automática mas permite hibernação em bloco (disponibiliza um atalho para que possa hibernar todas as que estejam activas).

*Nota: screenshots de um Sony Xperia Z1, Android 4.4.1 KitKat, non-root, full-stock.

Ao "congelar" as aplicações não só liberta memória RAM de forma efectiva, como também impede que as aplicações voltem a iniciar a menos que o usuário as utilize. Isto é apenas conseguido pela Greenify. Nenhum dos "RAM managers e RAM cleaners" que andam por aí conseguem fazer isto, e porquê?

Esse tipo de aplicações de facto fecha as aplicações que o usuário quiser, mas não impede que elas voltem a estar activas passado poucos momentos, conclui-se que são obsoletas e ineficazes.

Obviamente ao impedir que as aplicações estejam activas em background (sem as estar a usar), vai poupar-lhe bateria. E isso é o que todos nós queremos!

Todas as aplicações que queiram usar os recursos do seu smartphone (bateria, RAM e tráfego de dados), sem a sua autorização vão ser "congeladas" e deixam de ser problema.

Como podem ver, o meu smartphone não tem permissões Root ( Facebook infelizmente é uma app de sistema), mas graças ao atalho "Hibernate all" basta carregar nele antes de por o dispositivo no bolso, ou simplesmente depois de o usar. Isto volta a hibernar as aplicações e impede que elas roubem bateria ou RAM até que as volte a usar!Mantenha o seu smartphone sob um olhar atento, obtenha uma boa gestão de bateria e RAM com a Greenify.

Link para a PlayStore: Greenify
Deixe-nos o seu Like na página do Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1

fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.