Google Datally: A aplicação que poucos conhecem e deviam instalar

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Google Datally está longe de ser a App mais popular da empresa americana, contudo, é uma aplicação que vale a pena conhecer, principalmente se não tens dados de internet infinitos no teu tarifário.

Os dados de internet são caros. Embora as operadoras tentem convencer-nos do contrário, os tarifários estão mais caros daquilo que eram no passado. Muito porque já não precisamos de ligar ou mandar as típicas SMS's pela rede normal.

Vê ainda: Memória cheia no Android ou iPhone? Segue estes passos para resolver

Com internet móvel temos contacto com todo o mundo sem que para isso pagues mais taxas por "chamadas internacionais". Um Google Duo para vídeo chamadas, WhatsApp para mensagens e tens aqui o pack perfeito para comunicares gratuitamente. Salvo seja, comunicares via dados móveis.

Por isso é que a aplicação Google Datally é tão importante. A aplicação ajuda-te a controlar os dados e limita, mediante a tua permissão, o acesso das aplicações à tua rica internet.

Google Datally é uma aplicação simples e eficiente

Este artigo surgiu por um problema real. A minha mãe mudou-se do iPhone 7 para um Huawei e as mudanças de iOS para Android podem ser tramadas. Um dos grandes problemas foi o consumo de internet. As aplicações estavam com sede de dados móveis e em meia-dúzia de dias lá lhe consumiram os 3GB que ela tanto estima.

No final do dia a culpa é de quem? Do Filipe! Tanto escreve e sabe sobre tecnologia e não sabia que aquilo podia acontecer?

Isso levou-me à procura de aplicações para gestão de dados. Corri algumas aplicações para ser sincero. Umas pediam "informações a mais" (para que queres informação ao microfone sua aplicação marota?), outras não eram intuitivas.

Espanto meu quando vi que a Google tinha uma aplicação para o meu problema. Posso até conhecer os serviços da Google de trás para a frente, contudo, não fazia ideia que esta aplicação existia.

Devias saber: Smartphone lento? A culpa pode ser do cartão de memória!

Em duas palavras há uma forma de descrever a Google Datally. Simplesmente perfeita! A aplicação é simples e descomplicada. Infelizmente está apenas disponível para Android, esse é provavelmente o seu único problema.

Faz o download do launcher para Android aqui


Podes definir quantos dados gastas por dia, podes definir dados de emergência e a melhor característica é definir uma hora noturna. Durante as horas que defines as aplicações não terão acesso à internet, ou seja, não consumirão dados.

Por fim, temos ainda um mapa para encontrar Wi-Fi. Uma boa forma de encontrar hotspots grátis a que possas ligar.

Em suma, esta aplicação Google Datally é perfeita para todos aqueles que salvam os dados móveis ao máximo. Contudo, perfeita também para todos aqueles que tem dados até dizer chega.

Desta forma consegues ver de uma forma simples quantos dados móveis gastas em média e baixar o teu pacote de dados de forma a salvar uns trocos no final do mês.

Editores 4gnews recomendam:

Aprende 10 dicas para poupar bateria no teu smartphone Android e iPhone

Como melhorar o desempenho do teu smartphone Android em 5 minutos

7 aplicações de edição de fotos para melhorar o teu Instagram

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.