Versão final do Google ARCore pode ser desvendada na MWC

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Realidade Aumentada é uma das tecnologias em que as tecnológicas mais têm apostado. Depois de uma certa maturação da Realidade Virtual, é agora tempo de apostar mais nesta tecnologia. Foi nesse sentido que nasceu o Google ARCore. Uma simples ferramenta que permite desenvolver aplicações baseadas nesta tecnologia. Esta poderá chegar a muitos mais utilizadores já na MWC 2018.

Importa referir que a Realidade Aumentada é um mundo totalmente novo e diferente. É como entrar num imaginário e vivenciá-lo na primeira pessoa. Já a Realidade Aumentada é um misto do imaginário e do real. Ou seja, o pano de fundo (cenário) é o local onde nos encontramos e ao qual poderás adicionar um pouco de ficção.

Vê ainda: Xiaomi Mi MIX 2 e Mi 5 ainda vão ter que esperar pelo Android Oreo

Pois bem, a Google deu o primeiro passo nesta tecnologia ao criar o ARCore. Tal como acontece com o ARKit da Apple, esta plataforma pretende dotar os desenvolvedores das ferramentas necessárias para criar Realidade Aumentada.

A vantagem desta abordagem é colmatar eventuais dependências ao nível do hardware. Não será necessário um equipamento com hardware criado a pensar nesta tecnologia para podermos usufruir dela. Por outras palavras, a filosofia do Project Tango fica ultrapassada. Aliás, esta será substituída precisamente pelo ARCore.

A MWC 2018 poderá trazer o Google ARCore para um leque mais alargado de smartphone

O Google ARCore foi apresentado em agosto do ano passado. Mas a mesma chegou em forma de versão de testes, disponível apenas para os desenvolvedores. Ademais, apenas um punhado do equipamentos podem utilizar o ARCore atualmente. Temos, por exemplo, as gamas Google Pixel e Pixel 2, Samsung Galaxy S8 e S8+ ou Samsung Galaxy Note 8.

Agora, segundo a Variety citando uma fonte próxima da Google, a empresa prepara-se para lançar a versão final do seu ARCore na MWC 2018. Este certame será o centro das atenções tecnológicas na próxima semana, sendo o palco ideal para a apresentação de algo novo.

A ser tudo isto verdade, passaremos a ter o ARCore disponível para um maior número de smartphones Android. Mais ainda, devem ser disponibilizadas na Google Play Store todas as aplicações que já tenham sido desenvolvidas com o ARCore.

Resta-nos agora saber se todas estas informações se confirmarão. Visto que o suporte ao Project Tango termina no próximo dia 1 de março, parece-me plausível que a Google disponibilize o seu sucessor nos próximos dias.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola Moto G6 aparece na Geekbench com Android Oreo

Huawei Mate 10 já pode fazer um zoom de 10x para fotografias “close-up”

Pokémon GO: Kyogre, Groudon e Rayquaza juntam-se à Legendary Week

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.