Funcionários da Apple ouviam cerca de mil gravações da Siri por dia

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple suspendeu no mês passado as audições das interações dos utilizadores com a Siri. Uma informação revela agora que os funcionários tinham de ouvir cerca de 1000 gravações da Siri por turno.

A revelação foi feita por um funcionário da empresa ao jornal Irish Examiner. Devido à suspensão desta prática, o funcionário viu o seu contrato ser interrompido. De acordo com este, todos os detalhes dos utilizadores eram anónimos durante as audições.

Em cada turno eram ouvidas cerca de 1000 gravações, até porque estas eram normalmente de apenas alguns segundos. “Ocasionalmente poderíamos ouvir alguns dados pessoais ou pedaços de conversas, mas maioritariamente eram interações com a Siri”.

Essas mesmas audições eram transcritas e classificadas segundo parâmetros definidos. O objetivo era o melhoramento da assistente virtual, e entre os parâmetros estavam possíveis ativações acidentais ou se a questão do utilizador era, ou não, algo em que a assistente podia ajudar.

Segundo o funcionário, “a maioria dos utilizadores tinham sotaque canadiano, da Austrália ou do Reino Unido, e havia uma pequena equipa a trabalhar com utilizadores de línguas europeias”.

O funcionário admite entender as razões pelas quais a Apple fazia este “controlo de qualidade”. No entanto sente que as pessoas “podem vê-lo como uma violação de privacidade porque eles não estavam a contar aos utilizadores”.

Em turnos de 8 horas, funcionários ouviam duas gravações por minuto

Assumindo que os funcionários trabalhavam 8 horas diárias, crê-se que ouvissem duas gravações por minuto. A prática está por agora suspensa na Apple, e estas novas informações chegam numa altura em que estes funcionários terminaram a sua ligação com a empresa da maçã.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple (também) tem funcionários a ouvir gravações sensíveis da Siri
  • Siri e Google Assistant são mais inteligentes que a Alexa, segundo pesquisa
  • Revelados detalhes dos novos iPhones que a Apple revelará em setembro!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.