Ferramenta de privacidade baseada em Inteligência Artificial "disfarça" as tuas selfies

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Na Universidade de Chicago, foi desenvolvida uma ferramenta chamada Fawkes. Esta é uma Inteligência Artificial criada para subtilmente enganar sistemas de reconhecimento facial. Isto porque, atualmente, o reconhecimento facial é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma nociva, interferindo com a privacidade pessoal.

O programa funciona de forma algo complexa. Ao passares as tuas fotografias pelo Fawkes, ele não as torna invisíveis ao reconhecimento facial. No entanto, o programa faz alterações suaves à fotografia para que um algoritmo de reconhecimento não consiga analisar a foto de forma eficaz.

Essencialmente, o Fawkes coloca uma "máscara" invisível por cima das tuas fotografias. No entanto, as diferenças são quase impercetíveis. Este processo de disfarçar selfies tem o objetivo de corromper o recurso que os sistemas de reconhecimento facial utilizam: bases de dados tiradas das redes sociais.

A empresa de reconhecimento facial, Clearview AI, por exemplo, afirma que recolheu milhares de imagens do Facebook e YouTube, que utilizam para identificar estranhos e melhorar a sua inteligência artificial. Contudo, caso as tuas fotografias tenham passado pelo Fawkes, os sistemas de reconhecimento não vão associar à tua face.

Fawkes já é um programa gratuito para Windows e Mac

Durante o mês passado, o Fawkes foi publicado como um programa gratuito para Windows e Mac. Até agora, o programa já conta com 100 mil transferências. Caso queiras experimentar, utiliza o link abaixo.

Experimenta o Fawkes de forma gratuita

Ainda assim, o Fawkes não é a solução ideal para combater a onda de softwares de reconhecimento facial. Afinal, quantas pessoas conheces que estão dispostas a passar todas as suas fotografias por um programa no PC antes de as publicarem?

Editores 4gnews recomendam:

  • China. Donald Trump obriga a Microsoft a comprar o TikTok!
  • WhatsApp tem uma nova funcionalidade que vais adorar. Diz adeus às Fake News!
  • iQOO revela quando chegará o primeiro smartphone com "super carregamento"!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.