Apple iPhone X Face ID
Face ID no novo iPhone X da Apple

Todos que viram a apresentação da Apple e o Apple iPhone X com a sua nova funcionalidade, Face ID, viram também a falha que existiu na apresentação, quando o executivo da empresa de Cupertino Craig Federighi simplesmente não conseguiu ativar o iPhone X com a tal característica.

Os jornalistas e bloggers no teatro Steve Jobs fizeram um silêncio que falou por si. O tão falado, até então, Face ID, falhara na primeira tentativa de demonstração.

Vê ainda: Apple iPhone 8 e iPhone 8 Plus reduzem o tamanho das baterias

   

Parece que imagino o nervosismo de Tim Cook ao ver tal cenário. Ou até o nervoso miudinho dos grandes accionistas da Apple ao depararem-se com aquela “falha”.

Mas será que foi mesmo uma falha? Ou estaria o Face ID exactamente aquilo que foi programado? Pois bem, aparentemente a segunda opção é a correta.

Tal como o Touch ID, o Face ID funciona com uma tecnologia de armazenamento encriptado que não guarda a informação no departamento de memória do smartphone. Ou seja, quando clicas no botão de desbloquear, o iPhone não vai buscar informação do teu dedo à memória “normal” do teu telefone, caso contrário seria possível extrair essa mesma informação da memória do smartphone.

Apple iPhone X e o Face ID promete controvérsia nos próximos tempos!

Ao clicares no botão Touch ID, o telefone conecta-se com uma repartição de memória diferente e encriptada, que compara os dados armazenados ao que está a clicar. Milésimos de segundos depois o telefone está desbloqueado.

O que aconteceu na apresentação foi exactamente isso. Quem colocou o iPhone para demonstração deveria ter tentado desbloquear o equipamento com a sua cara e bloqueou o dispositivo ao ponto de ser obrigado a introduzir a password para desbloquear.

Isso acontece com o Touch ID neste momento. Se tentares desbloquear vezes sem conta um iPhone com um dedo que não está armazenado na memória, depois de algumas tentativas obrigará o utilizador a introduzir a sua password de forma a manter a segurança da informação armazenada no equipamento.

Tirando as conclusões, o Apple iPhone X e o Face ID estava simplesmente a funcionar como era suposto para manter a segurança ativa no terminal. Agora não deixa de ser uma falha da gigante americana ao introduzir um iPhone X para demonstração “bloqueado”.

Outros assuntos relevantes:

É oficial! Google Pixel 2 já tem data de apresentação marcada!

Sondagem – Tencionas comprar um dos novos Apple iPhone? Qual?

OnePlus 5T não será lançado em setembro pela OnePlus, certo?

ViaBGR
FonteYahoo
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.