DxOMark vai começar a classificar qualidade de áudio e gravação em telemóveis

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa de classificação DxOMark vai expandir os seus testes a telemóveis além das capacidades de fotografia. A DxOMark vai começar a testar e classificar a qualidade de áudio e gravação dos equipamentos, uma componente muitas vezes ignorada quando consideramos um telemóvel.

Para tal, a DxOMark afirma ter construído uma sala à prova de som, onde os seus engenheiros possam trabalhar e avaliar as capacidades de gravação dos telemóveis. Assim sendo, a DxOMark agora testa a clareza dos microfones internos em diferentes situações. O seguinte vídeo mostra as ferramentas utilizada pela plataforma.

Imagina gravar um concerto com o telemóvel: os volumes altos e o baixo irão certamente causar distorção no áudio final. Por outro lado, uma conversa ou uma chamada em conferência deve conseguir ser capturada de forma a destacar a voz de cada participante. A equipa da DxOMark irá testar também se o telemóvel consegue reduzir o ruído de fundo.

Adicionalmente, a capacidade de reprodução de um telemóvel será testada. Isto através da reprodução de música ou jogos com as colunas do equipamento, avaliando o timbre, clareza, alcance e equilíbrio da reprodução com vários tipos de conteúdo sonoro.

A DxoMark já testou alguns equipamentos a nível de som

É importante salientar que a DxOMark ainda não lançou classificações oficiais em relação às capacidades sonoras de telemóveis. No entanto, a empresa já começou os seus testes sendo que um dos melhores telemóveis até agora é o Huawei Mate 20 X.

A DxOMark adicionou ainda o iPhone XS Max e o iPhone 11 Pro Max nesse ranking preliminar. É possível que o grande tamanho dos equipamentos mencionados seja um fator para que a qualidade de captura e reprodução de som seja acima da média.

Editores 4gnews recomendam:

  • Gostas de smartphones da Xiaomi? Então vais gostar de conhecer esta marca
  • Oppo K5 é o novo gama-média dedicado ao gaming com preço impressionante!
  • Realme X2 Pro tem ainda mais especificações confirmadas antes do lançamento!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.