Miniaviões com design inspirado em pássaros conseguem voar durante mais tempo

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Os mini aviões com propulsão por vento menores por norma não aguentam muito tempo no ar devido ao seu design. Os mesmos possuem asas robustas que conseguem aguentar rajadas fortes de vento, mas tem um péssimo alcance. Contudo, investigadores na universidade americana Brown University desenvolveram um modelo superior.

OS investigadores na universidade alteraram o design dos aviões, inspirando-se na própria natureza e a biologia dos pássaros. Ao tornar as asas dos aviões mais parecidas com pássaros, os investigadores conseguiram fazer voos de 3 horas com um avião diminuto de 100 gramas de peso.

É importante salientar que este novo design foi testado num túnel de vento, tendo condições bastante favoráveis. Os investigadores da universidade ainda estão para fazer testes em campo, provavelmente no exterior num local aberto com algum evento, para que possam testar a durabilidade de voo.

Aproveita para ver a nossa análise, em vídeo e artigo, ao Audi e-Tron 55 quattro, um veículo elétrico de luxo.

Sistema poderia ser aplicado em drones

Os drones funcionam de forma diferente dos mini-aviões, pois possuem hélices que impulsionam o drone do chão, à semelhança de um helicóptero. Contudo, este princípio de adaptar a biologia dos pássaros a equipamentos voadores é interessante, seja para recriação ou mesmo vigilância de edifícios, ou equipas de segurança.

Um drone que consiga manter-se em voo durante mais tempo sem necessitar dos motores é uma forma de poupar bateria. Por norma, os drones possuem tempos de voo baixos, compreendidos entre os 10-20 minutos.

Resta saber se esta investigação levará a avanços de design na tecnologia de drones e equipamentos voadores. É certamente uma indústria em crescimento, apesar das leis que proíbem a utilização em certos espaços.

Editores 4gnews recomendam:

  • Coronavírus pode afetar a produção dos iPhones. Entende
  • Pocophone X2. Vídeo oficial confirma design do smartphone
  • Captain Tsubasa: Rise of New Champions. Novo video mostra duelo entre Tsubasa e Landers
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.