Depois da Huawei, Donald Trump quer banir o TikTok

Filipe Alves
Comentar

O Presidente dos Estados Unidos da América está novamente envolvido numa polémica com empresas chinesas. Depois de ter banido as empresas norte-americanas de negociar com a Huawei, é a vez do TikTok.

A rede social chinesa tem ganho popularidade em todo o mundo. O TikTok conseguiu alcançar um sucesso bem acima do normal e há quem se mostre preocupado com tal.

TikTok já esteve envolvido em várias polémicas

Tiktok donald trump

O TikTok é uma rede social que se baseia em criar clips de vídeo com músicas conhecidas. Porém, a rede social nunca foi tão linear quanto isso.

O TikTok já esteve envolvido em escândalos de privacidade de utilizadores. Aliás, engenheiros informáticos analisaram o código e chegaram a chamar da rede social TikTok um autêntico "malware". A verdade é que para o utilizador final não passa de uma aplicação engraçada com vídeos engraçados.

Se os Estados Unidos da América bloquearem a aplicação não serão os primeiros a fazer. A Índia, o segundo maior país do mundo, já baniu a aplicação e continua à caça de aplicações chinesas potencialmente perigosas.

TikTok e Donald Trump tem uma história amarga

Contudo, a razão principal de Donald Trump pode até não ter em nada relacionado com a segurança da aplicação. Lembro que há uns tempos Donald Trump organizou um evento onde era esperado "milhões de pessoas" segundo as suas prespetivas e inscrições na convenção.

Porém, essas inscrições foram feitas por um movimento no TikTok de jovens de decidiu inscrever-se no evento de forma a tomar os lugar nos "estádio".

A verdade é que conseguiu. O evento foi um total fracasso e por muito que se deitem culpas ao TikTok e aos jovens, o Presidente norte-americano nunca referiu o assunto publicamente.

Ou seja, não sabemos o que esperar. Acredita-se que Donald Trump possa tomar ainda hoje uma decisão sobre o assunto. Todavia, com este Presidente já vimos que nem sempre temos aquilo que esperamos.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.