CUIDADO com a nova fraude! Agora a usar o nome do banco Montepio!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Agora é a vez do nome do banco Montepio estar associado a mais uma fraude que corre em Portugal. Ainda ontem falámos da fraude que estava a acontecer com o nome da Worten. Utilizadores estavam a receber mensagens indicando que ficaram em terceiro lugar num concurso que não existia de forma a conseguir sacar os dados, informações e eventualmente dinheiro.

No caso do Montepio as coisas parecem bem piores. Isto porque os burlões querem mesmo os dados da entidade bancária dos clientes. Assim sendo, cuidado com as SMS's que recebes e de maneira alguma introduzas os teus dados depois de receberes uma SMS destas.

Como funciona esta nova fraude usando o nome do banco Montepio

Atenção que estamos a dar o exemplo do Montepio porque só nos deparamos com tal banco. É possível que mais bancos sejam referidos pelos burlões.

O utilizador recebe uma mensagem a indicar que "por questões de segurança o utilizador foi desativado". De seguida é fornecido um link que encaminhará o utilizador para uma página falsa!

Nessa página que tem um aspeto idêntico ao banco Montepio (para os mais desatentos) é te pedido todos os dados imaginários para que qualquer pessoa consiga entrar na tua conta e transfira o dinheiro de lá para fora de forma simples e rápida.

Informações solicitadas pelos burlões

  • Nome do Utilizador na App Montepio
  • Pin do Montepio24
  • Número de telemóvel
  • Número de contribuinte
  • Número do cartão do cidadão
  • Data de Nascimento
  • Foto do cartão Matriz

Nunca! Eu repito, NUNCA, introduzas estes dados em qualquer local online que não tenhas a certeza absoluta que estás na página oficial do banco. Aliás, o banco não te vai pedir nenhum destes dados por SMS ou por uma página WEB. Isso é garantido!

No falso website também te dá números de atendimento ao cliente errados. Confirma esses dados abaixo segundo a página oficial do Montepio.

Mais de 75 pessoas já clicaram no link

Sendo o link da mensagem Bitly, conseguimos facilmente ver quantos cliques este link já teve. Podemos confirmar que para já foram 75 pessoas a clicar. Só num dia! Dessas 75, 68 delas estão em Portugal. Ou seja, se conheces alguém que tenha o banco Montepio, por favor, partilha este artigo com eles! Nunca é tarde prevenir.

O que fazer se já introduziste estes dados?

Para imediatamente o que estás a fazer e liga para o banco. Explica a situação e pede o cancelamento imediato de todos os serviços que possas ter.

Números de contacto do banco Montepio segundo a página oficial

  • 707 10 26 26 - típico 707
  • 217 241 635 - Rede Fixa
  • 91 414 26 26 - Vodafone
  • 93 130 26 26 - NOS
  • 96 592 26 26 - MEO

Em suma, cuidado com a internet. Cuidado com tudo aquilo que for dados pessoais e bancários. Não os coloques em lado nenhum da internet nem o dês a qualquer pessoa que te possa ligar. Sê tu a ligar para o banco, sê tu a dirigir-te a um balcão.

Editores 4gnews recomendam:

Cuidado! estão a circular SMS fraudulentas em nome da Worten!

Obrigado Erre Pê pela partilha da informação

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.