Como usar o WeTransfer: a forma segura, simples e gratuita de enviar ficheiros

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WeTransfer é um serviço online onde podes enviar, de forma simples, gratuita e segura os seus ficheiros até 2 GB de cada vez. É intuitivo e não pede registo. Só precisas de ter um email válido, seguir as instruções apresentadas no ecrã e usufruir do serviço.

É impossível ficar indiferente às suas funções, sobretudo quando estás a trabalhar à distância. Aí, se precisares de enviar algum arquivo para qualquer contacto, esta é a ferramenta a ter em conta. É também uma das poucas plataformas que não lhe vão pedir para criar uma conta ou perfil de utilizador, ainda que o possa fazer se quiseres.

Como enviar ficheiros no WeTransfer gratuito através do PC / Mac

1. Abre o WeTransfer no seu navegador e clique em "Leve-me à versão gratuita". Logo após, aceite os Termos do Serviço ao clicar em "Concordo".

WeTransfer

2. Agora começa por "Adicionar ficheiros", selecionando os arquivos que quer enviar.

WeTransfer

3. Introduz o endereço de email do destinatário (email válido da pessoa a quem queres enviar os conteúdos. Abaixo, introduz o teu email (a pessoa que os envia). Em seguida, podes ainda incluir uma mensagem ou breve descrição a acompanhar os arquivos. Por fim, clica em "Transferir" para dar início ao envio.

WeTransfer

Alertamos para o facto de os tempos de envios variarem consoante o tamanho dos ficheiros bem como a sua velocidade de ligação à internet. Assim que os conteúdos forem enviados, verá um ecrã similar ao da imagem acima.

A partir daí, é possível fazer outro envio gratuito através do WeTransfer, ou obter mais informações ao clicar em "Pré-visualizar".

O destinatário tem 7 dias para fazer o download dos ficheiros

Feita a transferência, o utilizador (destinatário) tem 7 dias para fazer download dos arquivos, podendo também ser partilhada uma ligação (link) direta para descarregamento dos mesmos.

Uma vez que não é necessário criar uma conta de utilizador, da tua parte terás apenas que introduzir um endereço de email válido. O destinatário e o remetente vão receber uma mensagem de confirmação onde consta o resumo da transferência e as ligações para fazer o download dos arquivos.

Utiliza o WeTransfer a partir do Android e/ou iOS

Se queres enviar ficheiros de forma gratuita (até 2 GB), segura e simples a partir do smartphone ou tablet Android basta descarregar a aplicação através da Google Play Store, ou através da App Store para dispositivos móveis iOS (iPhone / iPad).

O que oferece o WeTransfer Premium?

Com um custo anual de 120 euros, ou mensal de 12 euros, o plano WeTransfer Plus traz várias regalias, listadas em seguida:

  • Enviar ficheiros até 20 GB de cada vez
  • Personalizar o URL do WeTransfer
  • Armazenar até 100 GB de ficheiros
  • Gestão das transferências
  • Proteção dos ficheiros com palavra-passe
  • É o utilizador quem define a data de expiração das transferências
  • É possível criar um livro de endereços
  • Aceder à linha de comando
  • Personalizar o design da página própria
  • Serviço de apoio por chat
  • Vantagens extensíveis às aplicações WeTransfer

Se és um utilizador assíduo do serviço e acabas por ter um grande volume de arquivos a enviar, então podes considerar o upgrade para o plano "Plus". Aqui sobretudo deres por ti a utilizar esta plataforma diariamente, ou no teu trabalho.

Já, por outro lado, se for uma situação esporádica, aconselhamos a que te mantenhas no plano gratuito, ou então procurar outras alternativas para o envio.

Existem alternativas ao WeTransfer para envios superiores a 2 GB

Existem outras ferramentas que lhe permitem enviar ficheiros online, também de forma gratuita e sem limitações de tamanho.

O WeTransfer é uma empresa europeia, fundada em 2009 na cidade de Amesterdão.Tornou-se já numa ferramenta de eleição para o envio simples, seguro e sucinto de arquivos.

Acaba por ser a solução perfeita para qualquer utilizador, com o plano gratuito para um uso casual e o plano "Plus" para utilização profissional, ou mais exigente.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.