Como localizar o telemóvel Android e iPhone? Eis as melhores opções!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Por lapso, esquecimento, furto ou roubo, perder o smartphone é uma das piores sensações, mas felizmente existem várias formas de localizar telemóvel Android e iOS. Aqui tens as maneiras mais eficazes de localizar o teu dispositivo, grátis e rápidas.

Caso queiras ativar o toque de alerta, ver a localização do dispositivo, ou bloquear o acesso ao mesmo e apagar os dados (sobretudo em caso de furto/roubo), a Google, Apple, Samsung e outras fabricantes disponibilizam meios adequados para tal.

Como localizar telemóvel Android

Google Localizar o meu dispositivo
Serviço "Localizar o meu dispositivo" da Google no computador.

Após sair de casa sem o smartphone, liguei o computador e pude localizar o meu dispositivo de forma grátis com o serviço Localizar o meu dispositivo, da Google.

Esta ferramenta fornece a localização de um telemóvel Android e três ações de controlo:

  1. Reproduzir Som - O dispositivo toca durante 5 minutos, mesmo que esteja no modo silencioso.
  2. Proteger Dispositivo - Bloquear o dispositivo e terminar sessão na conta Google.
  3. Apagar Dispositivo - Apagar todo o conteúdo do dispositivo.

1. A primeira opção pode ser usada para encontrar o telefone caso esteja perdido em casa, ativando o toque de chamada independentemente do perfil de som. Remotamente é possível ativar o toque de alerta e parar de fazer tocar.

2. A segunda opção bloqueia o telemóvel e termina a sessão nas contas Google do utilizador. Adicionalmente podemos definir uma mensagem ou número de telefone que aparecerá no ecrã de bloqueio do telemóvel perdido.

3. A terceira opção apaga todo o conteúdo do dispositivo. Medida mais radical que, depois de concluída, impossibilita a localização do telemóvel. O seu uso deve ser evitado, sendo um último recurso e esgotadas as opções anteriores.

Disponível no computador ou app Android

A ferramenta de localização e controlo da Google está disponível para computadores e para dispositivos móveis Android. É uma boa forma de localizar o telemóvel, grátis e com bons resultados desde que o dispositivo móvel esteja ligado.

Podemos assim localizar um tablet, smartwatch ou outro smartphone Android, desde que esteja registado com uma conta Google ativa. No entanto, caso acabe a bateria, esteja desligado e/ou sem acesso à Internet, não será possível usar estas opções.

O serviço "Localizar o telemóvel" da Google está disponível através do computador, além da app dedicada, a "Localizar o meu dispositivo da Google", gratuita na Play Store.

Localizar telemóvel Samsung

Samsung find my mobile
O serviço "Find my Mobile" da Samsung está disponível para computador e via app.

A Samsung é a maior fabricante a adotar o Android como sistema operativo dos seus smartphones, tendo uma plataforma própria para localizar os seus produtos. É gratuita e está disponível via computador e dispositivos móveis Samsung.

O serviço "Localizar o Meu Telemóvel" da Samsung permite executar as seguintes ações:

  1. Localizar o telemóvel Samsung - rastreia a localização aproximada e a rota do dispositivo perdido.
  2. Bloquear o ecrã. Bloqueia o telemóvel Samsung e impede o uso do Samsung Pay no dispositivo móvel perdido.
  3. Fazer o dispositivo móvel tocar. O telemóvel tocará, no volume máximo, durante 1 minuto.
  4. Fazer cópia de segurança dos dados. A cópia de segurança do dispositivo é feita na Samsung Cloud.

O "Find my Mobile" está disponível para computadores, além de se encontrar presente nas definições dos smartphones Samsung Galaxy e demais dispositivos móveis da gigante sul-coreana.

Além das opções listadas acima, o utilizador também pode desbloquear o ecrã dos seus dispositivos Samsung caso, por exemplo, se tenha esquecido da palavra-passe, PIN, impressões digitais, padrão e íris.

Como usar o Find my Mobile da Samsung

  • Aceder a Definições no Samsung Galaxy
  • Aceder ao menu "Dados biométricos e segurança"
  • Tocar e entrar em "Localizar o meu telemóvel" (Find my Mobile)
  • Selecionar o interruptor e ligar o serviço (On)
  • Introduzir os detalhes da conta Samsung
  • Também pode entrar na conta Samsung a partir do computador

A Samsung vai mais além e disponibiliza o "Offline Finding" que permite encontrar um Samsung Galaxy perdido com recurso aos "ajudantes", outros dispositivos Samsung que ajudarão a partilhar a localização do telefone perdido.

Como localizar iPhone

Encontrar iPhone através da iCloud
O serviço encontrar iPhone está disponível através do browser para computadores.

A Apple disponibiliza uma ferramenta própria para localizar o telemóvel iOS, bem como outros dispositivos da gigante de Cupertino, desde que devidamente registados. Basta ter as credenciais da conta Apple para usar a plataforma.

Através da app para iOS e serviço "Encontrar iPhone" pelo browser é possível tomar as seguintes ações:

  1. Localizar o iPhone. A localização aproximada do telemóvel Apple é apresentada no mapa.
  2. Emitir um alerta. O iPhone tocará um tom de alerta para o ajudar a localizar o dispositivo caso estes esteja próximo.
  3. Marcar como perdido. O iPhone apresentará um contacto telefónico definido pelo utilizador para que, se alguém o encontrar, saber a quem ligar. O dispositivo passará a estar remotamente bloqueado.
  4. Apagar remotamente. Apaga remotamente todos os dados do iPhone, formatando-o.

1. É nos apresentada a localização do iPhone no mapa, funcionando também para outros dispositivos Apple. Aconselhamos a que mantenha ativada a opção "localização offline", pois, desse modo, mesmo que o telemóvel não tenha ligação Wi-Fi ou dados, o mesmo poderá ser encontrado.

2. O alerta sonoro pode ser útil para encontrar um iPhone perdido em casa, ou esquecido dentro de alguma gaveta. Independentemente do perfil de som do equipamento, será reproduzido um alerta para o ajudar a localizar o smartphone.

3. Caso suspeite de furto, tenha sofrido um roubo, ou efetivamente perdido o iPhone, este modo vai bloquear o telefone. No ecrã será apresentado o número de segurança, para que um eventual benfeitor saiba quem contactar. Este modo impede que o sistema Apple Pay seja usado, além de restringir o acesso ao dispositivo móvel, blindando as suas informações pessoais.

4. Em última instância pode apagar o dispositivo remotamente. Isto vai garantir que os dados são eliminados do iPhone, sendo a forma inexorável de impedir o acesso indevido aos seus dados, desde as fotos na galeria aos cartões do Apple Pay.

Disponível no computador ou app iOS

Apple MacBook Air

A ferramenta de localização e controlo da Apple está disponível para computadores e para dispositivos móveis iOS. O seu uso é grátis, permitindo encontrar os dispositivos associados à conta Apple pelo browser ou através de outro iPhone, por exemplo.

Para usar esta ferramenta Apple basta seguir os passos indicados:

A partir daí pode socorrer-se das opções listadas mais acima, ou localizar outro dispositivo que esteja ligado à sua conta Apple. Note-se que além dos telemóveis também é possível, por exemplo, localizar os computadores Mac.

3 apps úteis para localizar telemóvel

1. Localizar o meu dispositivo da Google. A aplicação ajuda-o a localizar o telemóvel Android, esteja debaixo de uma almofada, ou perdido na rua. O tratamento de dados, privacidade e funções de segurança são os maiores trunfos da aplicação grátis.

2. Rastreador GPS da minha Família. Graças à localização GPS, a app para Android e iOS podemos verificar a posição em tempo real de cada smartphone onde esteja instalada. Tem protocolos seguros e pode ser usada para localizar um telefone perdido.

3. Life360 - Localizador Familiar e Celular. O rastreamento por GPS é o maior trunfo da app para dispositivos Android, podendo ser usada para localizar um telefone perdido, ou roubado. Tem uma interface simples e intuitiva, sendo focada na família.

Alertamos para o facto de existirem milhares de aplicações a prometer localizar o telemóvel, mas poucas garantem a privacidade e respeito pelos dados do utilizador. Posto isto, destacamos as apps selecionadas após verificar a sua política de privacidade.

A importância do IMEI

O IMEI é o código digital único, associado a cada dispositivo móvel. Trata-se de um conjunto de 15 números que identificam cada telemóvel, sendo por isso um código que deve ser registado e guardado pelo utilizador par referência futura.

Apesar de não ser possível localizar um telemóvel através do IMEI, podemos saber se um dispositivo já teve algum dono, ou se este o deu como perdido. Podes encontrar o IMEI na caixa do smartphone e no próprio dispositivo, em Definições.

Antes de ires, descobre os melhores gadgets a comprar atualmente, com produtos para várias necessidades. Além disso, vê como escolher um smartwatch, para que faças uma boa e informada compra.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.