Chrome, Safari ou Firefox? Sabe quais são os browsers mais utilizados do mundo

António Guimarães
Comentar

Os navegadores são essenciais para acedermos à internet, sem em que dispositivo for. Através da empresa de pesquisa StatCounter ficamos a saber quais são os browsers mais utilizados no mundo, em cada plataforma e categoria. Os dados referem-se aos resultados até junho de 2019.

browsrs
Que browser utilizas?

Browsers mais utilizados em Desktop

No mundo dos computadores, a Mozilla pode orgulhar-se pois o seu Firefox é o segundo browser mais utilizado em desktop, com quota de 9%. É seguido de imediato pelo Internet Explorer (7%), Edge (6%), Safari (3.32%) e Opera (1.54%). Parece que os computadores são a única plataforma onde os utilizadores ainda experimentam browsers diferentes.

A percentagem do Internet Explorer por cima do Edge deve-se às inúmeras empresas que ainda possuem IE ou mesmo Windows XP nos seus computadores. Este é um problema que a Microsoft está a tentar resolver com o Edge. Escusado será dizer que a Google domina com 63% de utilização.

Browsers mais utilizados em Mobile

Nos telemóveis, o Firefox fica no final da lista com uns míseros 0.35% de utilização. Embora estejam a implementar mudanças, a Mozilla não consegue cativar o interesse dos utilizadores mobile com o seu navegador.

Entretanto, os browsers mais utilizados correspondem também às fabricantes dos telemóveis/sistemas operativos. O Chrome está presente em 60% dos dispositivos devido ao Android. Já o Safari é o browser pré-instalado nos iPhones, conquistando 20%.

Temos ainda o caricato Samsung Internet com 6.97%, mostrando que alguns proprietários de telemóveis Samsung até gostam de usar o browser pré-definido. Até mesmo o pequeno Opera tem 2.76% de utilização.

Browsers mais utilizados no geral

Se juntarmos todos os utilizadores, temos então os 3 browsers mais utilizados no mundo. Em primeiro lugar está obviamente o campeão Google chrome com 63% de utilização no geral.

Logo de seguida a representar a Apple temos o Safari com 15% de utilização no geral. O facto de ser o browser pré-definido no ecossistema da Apple ajuda os utilizadores a manterem-se nessa opção, principalmente nos iPhones.

Em terceiro lugar temos então o Firefox, com 4.64% de utilização, ficando em terceiro lugar. A Mozilla precisa de se mexer e tornar o Firefox mais interessante para telemóveis caso contrário, corre o risco de perder essa quota.

CEO do Mozilla Firefox vai abandonar posição no final do ano

Chris Beard, CEO da Mozilla Firefox e funcionário há mais de 15 anos, vai abandonar o cargo até ao final do ano. O anúncio foi feito pelo próprio Beard, no blog oficial da Mozilla. Beard salientou que continuará envolvido na empresa, apenas não como CEO.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.