Chrome OS permitirá que apps Android corram em segundo plano

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Num mundo em que utilizamos cada vez mais diferentes tipos de dispositivos, uma maior integração entre os mesmos é algo essencial. É perfeitamente natural começarmos uma determinada tarefa, em nossa casa, no nosso computador e querermos continuar a mesma, fora de casa, no smartphone. Com esse objetivo em mente a Google tem vindo a aprimorar a interação entre o seu Android e o Chrome OS.

Vê ainda: Google Play Store Android – TOP20 Pack de ícones grátis (tempo limitado)

Aquando da chegada do Chrome OS ao mercado, o mesmo possuía uma grande lacuna: a falta de aplicações. Sendo este um sistema operativo principalmente focado na web e na nuvem (cloud), as aplicações disponíveis para o mesmo resumiam-se àquelas que podes encontrar no navegador com o mesmo nome no teu PC.

Posteriormente, esta lacuna começou a ser resolvida com o suporte para aplicações Android no Chrome OS. Desta forma, grande parte da panóplia de aplicações disponíveis na Google Play Store passaram a estar disponíveis nos Chromebooks. Contudo, nem tudo funciona de forma perfeita.

Um dos principais contras que se pode apontar ao funcionamento das aplicações Android no Chrome OS tem que ver com o facto de estas não correrem em segundo plano, salvo raras exceções. Ou seja, basta que mudes de janela para que a aplicação Android que estejas a correr deixe de funcionar.

Mas as boas notícias chegam-nos agora por intermédio da ChromeUnboxed. Com o Chrome OS 64 será agora possível que todas as aplicações Android possam correr devidamente em segundo plano, sem qualquer interrupção da sua atividade. Agora o processo de multitasking neste sistema operativo passa a estar mais aprimorado.

Aplicações Android já correm em pleno no Chrome OS 64

No vídeo, que poderás ver no final deste artigo, é possível ver que com a mais recente versão do sistema operativo da Google as aplicações Android já funcionam em pleno. Todo o incómodo da interrupção do funcionamento de uma destas aplicações quando em segundo plano está ultrapassado com a nova versão do Chrome OS.

Importa, por fim, referir que a versão 64 deste sistema operativo ainda se encontra em fase beta. Significa que todas as suas funcionalidades ainda se encontram em processo de desenvolvimento mas não deverá tardar até que as mesmas cheguem a todos os utilizadores da versão estável.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm Snapdragon 670, 640 e 460 com especificações reveladas

“Steve Jobs” é uma marca de roupa e a Apple não pode fazer nada

OnePlus 3 e OnePlus 3T recebem nova versão da OxygenOS Open Beta

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.