Calendário Google ficará ainda melhor com a nova atualização do serviço

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A todos os utilizadores do Calendário Google ou Google Calendar, está na hora de atualizar a app para dispositivos móveis Android e iOS, além de poderem explorar as novidades na versão Web, para computadores. Este serviço está agora ainda melhor!

Indo ao encontro das necessidades emergentes causadas pelo advento e popularização do trabalho remoto, há novas ferramentas no Calendário Google para que os teus colegas de trabalho saibam, por exemplo, quando vais trabalhar a partir de casa.

O Calendário Google fica assim preparado para o trabalho remoto

Ainda que parte da massa laboral esteja gradualmente a retomar o trabalho presencial ao longo dos últimos meses, certo é que o trabalho remoto veio para ficar. Ao mesmo tempo, são cada vez mais os colaboradores a optar por um regime híbrido, se possível.

É precisamente este regime híbrido - trabalho presencial e remoto (em casa) - que levou a tecnológica norte-americana a atualizar o seu serviço de calendário. Sendo uma modalidade popular, há agora ferramentas para gerir melhor este trabalho híbrido.

Na prática, o utilizador poderá salientar a localização onde estará a trabalhar durante um período determinado. Isto é, poderás definir no Calendário Google se vais fazer oito horas em casa, ou dividir o tempo com quatro horas no escritório e quatro horas em casa, por exemplo.

A partir de 30 de agosto temos funções específicas para o trabalho híbrido

As novidades foram hoje divulgadas pela própria Google na página do "Workspace Updates". A partir do próximo dia 30 de agosto será possível partilhar a partir de onde é que vamos trabalhar. Desse modo, será mais fácil organizar uma agenda híbrida.

Será assim mais fácil para a entidade empregadora saber a partir de onde é que o colaborador trabalhará. Note-se que, tal como evidenciam as imagens fornecidas pela Google, será mais que um simples interruptor. Há vários campos para controlo granular.

O utilizador do Calendário Google poderá assim alternar entre a localização primária do escritório, a respetiva casa (home office), localização não determinada, ou "Somewhere else" (qualquer outro lugar) que queiram adicionar ao calendário.

Só o administrador poderá definir a localização principal do escritório

Importa ainda frisar que só o administrador poderá definir a localização do escritório físico, a localização principal. No entanto, as demais possibilidades, controlos e definições podem ser ajustadas pelo utilizador comum / colaborador.

Os controlos estão presentes no menu das Definições, com alguns pontos específicos a poderem ser ativados / desativados a partir do próprio calendário.

Por fim, os administradores podem começar a definir as localizações principais (escritório físico, por exemplo), a partir de hoje. No entanto, pode demorar até 15 dias até que estas novas opções estejam disponíveis em todo o mundo.

Para os colaboradores, contudo, as novas funções só estarão disponíveis a partir do dia 30, vindo reforçar o Google Workspace e o G Suite. A informação de disponibilidade pode ser consultada na página do Workspaces.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Pad 5: nova gama de tablets Android volta a quebrar recordes de vendas
  • Xiaomi Redmi 10 é oficial! Chegou o novo campeão dos smartphones baratos
  • Xiaomi Mi Watch é o melhor smartwatch que podes comprar na Amazon
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.