Bloatware nos smartphones OnePlus Nord e 8 está a irritar os utilizadores!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Bloatware é a prática de inclusão de apps de terceiros de origem em smartphones. Embora já não seja uma ocorrência tão grave como há uns anos, o bloatware continua a irritar utilizadores. Mais recentemente, o OnePlus Nord e OnePlus 8 tem vindo a ser marcados com bloatware do Facebook.

O assunto ganhou alguma atenção através do leaker Max Weinbach, que partilhou as suas frustrações no Twitter. Na publicação, Max mostra o Instagram a receber uma atualização não através da Google Play Store mas através do gestor de aplicações do Facebook, um serviço de terceiros.

Uma medida completamente desnecessária, mas que não surpreende, vindo do Facebook. Entretanto, vários utilizadores no Reddit indicaram que esta situação já ocorre há algum tempo. Os 3 smartphones mais recentes da OnePlus vem todos com o Facebook pré-instalado.

A OnePlus utiliza o OxygenOS, uma versão do Android levemente alterada e adorada por muitos utilizadores. Seria então de esperar que a OnePlus não incluísse o Facebook como uma app pré-instalada, mas não é o caso. Assim sendo, todos os OnePlus com OxygenOS tem vindo com Facebook nos últimos anos.

A questão é que não só incluem o Facebook mas como todos os serviços adjacentes. Facebook, Messenger, Instagram, Facebook App Installer, Facebook App Manager e Facebook Services. Como se a app já não fosse famosa por ser pesada para smartphones, ainda incluem mais serviços para sobrecarregar a memória e armazenamento do equipamento.

Editores 4gnews recomendam:

  • POCO está a preparar mais um smartphone! Este vai combater o OnePlus Nord
  • Ex-engenheiro da Uber e Google finalmente recebe sentença de prisão
  • NSA adverte: dados de localização nos smartphones são um risco de segurança nacional
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.