Benfica e NOS juntam-se para o primeiro Estádio 5G em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O projeto foi apresentado esta sexta-feira. O Sport Lisboa e Benfica e a operadora NOS reforçam a sua parceria tecnológica, tendo como objetivo “liderar a transformação digital no futebol” em Portugal.

O Estádio do Sport Lisboa e Benfica é o primeiro a ser equipado com a quinta geração de comunicações móveis em Portugal. O foco é que este Estádio 5G permita o aumento de capacidade de rede, mais velocidade e experiências mais imersivas.

“A NOS dotou o estádio do Sport Lisboa e Benfica com cobertura 5G, permitindo aos adeptos e a toda a estrutura colaborativa do Clube tirarem partido das características mais disruptivas desta nova tecnologia”, afirma a operadora em comunicado à imprensa.

Tal vai “permitir aos mais de 65 mil adeptos que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica comporta, uma experiência de acesso à internet móvel em média 10 vezes mais rápida, com velocidades superiores a 1 Gbps”.

NOS quer mudar "radicalmente a experiência de quem assiste aos jogos do Benfica”

Assim que for permitido ter público os estádios, será possível fazer “downloads e uploads de fotografias ou vídeos de forma quase instantânea, ou videochamadas sem qualquer interrupção, com o estádio na sua máxima capacidade”.

Antes da pandemia, a operadora estima que “a média de volume de dados por jogo ultrapassava 1 Terabyte”. Com o 5G, este número deve assim duplicar ou triplicar, dependendo dos dispositivos com capacidade para tal.

A NOS espera “transformar radicalmente a experiência de quem assiste aos jogos do Benfica”. Dando “acesso a conteúdos de forma totalmente imersiva, graças à combinação do 5G com tecnologias como realidade virtual ou aumentada”.

Os adeptos deverão ainda ter “acesso a estatísticas do jogo ou dos jogadores em tempo real, possibilidade de escolher o ângulo a partir do qual se quer ver o jogo, ativando em tempo real uma das muitas câmaras que estão a ser utilizadas na emissão, ou possibilidade de fazer streaming de vídeo em direto, em alta qualidade e definição”.

Segundo o que é revelado, “a cobertura 5G do Estádio da Luz é assegurada através de um sistema de antenas 5G em cada uma das palas do estádio, que garante a cobertura plena das bancadas, sendo complementada por um sistema de células 5G para cobertura de zonas estratégicas do Estádio, como Centro de Imprensa, Camarote Presidencial ou Camarote NOS”.

Neste projeto estiverem envolvidos mais de 20 profissionais, num trabalho que durou seis meses.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla lidera vendas de carros 100% elétricos em Portugal. Peugeot à espreita
  • Samsung Galaxy S21 FE: vê as primeiras imagens do smartphone
  • Xiaomi não surpreende nos testes de gama-média no AnTuTu: eis o TOP 10
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.