Aviões Boeing 747 ainda utilizam disquetes "ancestrais"!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Provavelmente nunca utilizaste ou não te lembras da última vez que utilizaste uma disquete. Esta forma de guardar ficheiros é considerada, dada a tecnologia atual, um pedaço de história. Contudo, os aviões Boeing 747 ainda fazem uso desta tecnologia quase obsoleta.

A empresa de segurança Pen Test Partners partilhou um vídeo que mostra uma vista rara de um cockpit de um 747, pertencente à British Airlines. É um vídeo de 10 minutos que demonstra como funciona o cockpit, algo normal até vermos a ser utilizada uma disquete 3.5.

O mais chocante é que a disquete contém informações de extrema importância. Neste caso a disquete contém a base de dados de navegação do avião, que tem de ser atualizada a cada 28 dias. Resumindo, existe algum engenheiro que tem de atualizar a disquete quase mensalmente ou o avião não consegue voar.

De acordo com o The Verge, este não é o único modelo da Boeing a utilizar este sistema. Os modelos 737 também são actualizados da mesma forma arcaica. Ainda mais caricato é o facto de que, devido ao tamanho reduzido das disquetes, por vezes serem necessárias até 8 diferentes para completar uma atualização.

Os Boeing são, na verdade modelos antigos de aviões, que começaram a ser utilizados em 1988. Nessa altura, as disquetes era o armazenamento portátil de eleição. Contudo, é incrível que em 33 anos não se tenha feito um esforço para atualizar os sistemas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung quer ultrapassar a Qualcomm no desenvolvimento de processadores. Sabe como
  • Sony pode finalmente vir a ter lucro com os seus smartphones!
  • Xiaomi Amazfit GTS 2 e Amazfit GTR 2 estão a chegar. Estes são os primeiros detalhes
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.