Atenção: Google vai bloquear logins nesta versão de Android antiga

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Com o passar dos anos, usar uma versão muito antiga de um sistema operativo pode consubstanciar-se em problemas de segurança para o utilizador. E é a zelar por isso que a Google tomou a mais recente medida.

Google vai bloquear logins no Android 2.3.7 (ou anteriores) a partir de 27 de setembro

A tecnológica de Mountain View começou a enviar emails aos utilizadores. Esta avisa-os que a partir do final de setembro não será possível entrarem nas suas contas Google em dispositivos com a versões de Android 2.3.7 (Gingerbread) ou anteriores.

“Como parte dos nossos esforços contínuos para manter os nossos utilizadores seguros, o Google não permitirá mais logins em dispositivos Android 2.3.7 ou inferior a partir de 27 de setembro de 2021. Se fizeres login no teu dispositivo depois de 27 de setembro, poderás obter erros de nome de utilizador ou palavra-passe ao tentar usar produtos e serviços do Google, como Gmail, YouTube e Maps”, escreve Zak Pollack no comunicado oficial da Google.

É importante referir que “se o teu dispositivo puder ser atualizado para uma versão mais recente do Android (3.0+)” é recomendado que o faças "para manter o acesso às aplicações e serviços do Google nesse dispositivo”.

Ainda assim, caso não o teu dispositivo não possa ser atualizado para uma versão mais recente, há maneira de contornar a situação. Podes tentar fazer login na tua conta Google a partir do navegador (browser) do dispositivos em questão, e ter acesso a alguns dos serviços.

De qualquer das formas, é bom recordar que usar uma versão tão antiga do Android pode resultar em problemas de segurança. Esta versão do Android foi lançada a 6 de dezembro de 2010. A versão estável mais recente do sistema operativo é o Android 11, lançado em 2020.

Editores 4gnews recomendam:

  • Telegram mostra ao WhatsApp como se faz com esta atualização
  • Waze no Android e iOS torna viagens mais inteligentes com esta novidade
  • Disney+ segue passos da Netflix e cria plano barato que não vais poder ter
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.