As 5 melhores apps de mensagens privadas em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A privacidade do utilizador é uma preocupação justa, sobretudo quando trocamos mensagens entre familiares e amigos. A pensar nisso agregamos os melhores serviços de mensagens privadas, com soluções pagas e grátis para Android e iOS.

São plataformas de comunicações instantâneas que permite comunicar com os nossos contactos através da Internet, destacando-se pela encriptação de ponta, significando que só o remetente e o destinatário(s) têm acesso ao conteúdo que é enviado.

1. Signal - Mensagens Privadas

Signal

Descarrega o Signal - Mensagens Privadas

O Signal foi recomendado por Elon Musk como alternativa ao WhatsApp, destacando-se pela encriptação de ponta a ponta como principal garante da privacidade do utilizador. Não sendo uma plataforma perfeita, tem-se destacado positivamente.

Oferece suporte para chamadas de voz e vídeo, mensagens de texto e até SMS. Para usufruir da maior proteção da privacidade, a outra pessoa também deve utilizar o Signal, aplicação que se pauta pelo Material Design criado pela Google.

É uma aplicação grátis para Android, sem publicidade apresentada, nem compras na app.

2. Telegram

Telegram

Descarrega o Telegram

O Telegram é outra das boas alternativas ao WhatsApp, oferecendo encriptação de ponta a ponta. Destacou-se por ser o primeiro serviço de comunicações instantâneas a oferecer as mensagens que desapareciam passado determinado tempo.

Conta com as mesmas funções do Signal e outras plataformas similares, destacando-se sobretudo pelos canais ou chats de grupo no Telegram. São salas de discussão temática que podem acomodar até 100 mil utilizadores.

Podes enviar mensagens de voz, ou mensagens de texto, com grande suporte para GIFs e uma boa plataforma Web. É uma app de mensagens grátis para Android, sem publicidade nem compras na app.

3. Viber

Descarrega o Viber

O Viber é outra das plataformas de comunicações instantâneas que podem ligar família e amigos através da ligação à Internet, ou dados móveis. É também uma das mais populares com encriptação das comunicações de ponta a ponta, em todos os formatos.

Suporta chamadas de voz, mensagens de texto, chats de grupo, além de grande diversidade de autocolantes para animar as conversas. Caso o utilizador queira, pode comprar mais autocolantes e adições divertidas para personalizar as conversas.

É um serviço gratuito, com app grátis para Android, colocando-se como boa alternativa ao Telegram e Signal.

4. Threema. Mensageiro seguro e privado

Descarrega a Threema

A Threema vai mais além na proteção da privacidade do utilizador. A encriptação de ponta a ponta cobre também as chamadas telefónicas, as comunicações por voz. É isto que destaca a plataforma paga das demais alternativas de comunicação grátis.

A proteção da privacidade estende-se a virtualmente todas as ações que o utilizador faça no seu dispositivo móvel, são processadas localmente. É a gestão local dos dados do utilizador que o torna numa melhor solução para garantir que nada "escapa".

A Threema é uma solução paga para Android, prometendo ao utilizador que este não tem que "pagar pelo serviço com os seus dados".

5. WhatsApp

Descarrega o WhatsApp

O WhatsApp é a plataforma de comunicações instantâneas mais popular no mundo. É aí que se encontram a maioria dos utilizadores, num serviço grátis que providencia encriptação de ponta a ponta para as mensagens e salas de grupo.

Destaca-se pelos grupos do WhatsApp, muito popular pelas salas de chat onde é fácil manter o contacto com familiares e amigos. É talvez a mais controversa em tempos recentes ao pertencer ao grupo de Empresas do Facebook.

É a solução grátis mais popular e simples de usar, destacando-se pela boa plataforma Web e aplicações para Mac, Windows e outros sistemas.

3 pontos que definem a encriptação de ponta a ponta

encriptação

1. O conteúdo só é acessível ao remetente (quem envia) e ao destinatário (quem recebe). Esta é a premissa base da encriptação de ponta a ponta, ou de A a B. Para tal, são utilizadas chaves de encriptação que blindam o conteúdo.

2. Os servidores das plataformas não têm acesso ao conteúdo (por norma). As mensagens enviadas através dos servidores de determinada empresa e lá armazenadas temporariamente, mas estão protegidas por uma chave única, acessível apenas ao destinatário e remetente na maioria das plataformas de comunicações.

3. Não é uma proteção infalível. Por norma, as mensagens e respetivo conteúdo são criptografados durante o envio - enquanto estão em movimento. Em alguns casos, o provedor de serviço pode ter a "chave" para aceder a esses mesmos conteúdos.

Antes de ires, vê as melhores soluções de segurança online, com as VPN que valem realmente a pena. Aproveita também e descobre as melhores alternativas ao WhatsApp, com mais sugestões além das aqui presentes.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.