11638692_1121607707854042_547760986_o

No seguimento da noticia que chegou hoje à comunidade Android da chegada da aplicação Kodi ao Google Play levantou algumas questões por parte de alguns leitores de como poderiam configurar a televisão da melhor maneira, por opinião e experiência própria aconselho a utilização das listas IPTV em vez de addons.

Antes de iniciarmos a configuração devemos entender onde e no que que vamos mexer.

   

O que é o IPTV.

O IPTV é um método de transmissão de sinal televisivo que nos envia o conteúdo em streaming com a garantia de que teremos a melhor qualidade de imagem possível, para obtermos também o melhor desempenho das streams e maior variedade devemos escolher uma boa lista ou com um pouco mais de trabalho criar uma lista própria.

Como funciona a lista IPTV.

Uma lista IPTV é um simples ficheiro de fácil compreensão e para que todos possam criar uma lista personalizada ás suas necessidades vamos perceber a sua estrutura.

Como podemos ver na imagem a baixo temos um pequeno exemplo de uma lista iptv, inicialmente temos um cabeçalho que serve para indicar a que categoria pertencem os canais listados a baixo, neste caso (» »Portugal« «), de seguida vemos o numero da faixa (#EXTINF:-1), informação que numa lista de televisão não faz diferença, por isso podemos manter sempre o -1. O campo tvg-id serve para aceder à programação do canal, ficheiro que não é necessário para a utilização das streams, apenas para visualizar a tabela de programação.

O campo tvp-logo serve para ir buscar o link da imagem do logótipo do canal, servindo apenas para fins de estética, de seguida temos a categoria em que o canal se incorpora, para facilitar pesquisas por grupos no kodi e para finalizar o nome que é dado ao canal no kodi. Já na segunda linha do canal vem o campo mais importante, o url da stream.

kodiiptv

Inserir lista IPTV remota e local no Kodi.

Agora que já percebemos a estrutura da lista IPTV vamos perceber como a introduzir no kodi. Inicialmente vamos activar o serviço de Live TV no kodi, para isso vamos a Sistema, definições e Televisão, depois de entrar no separador TV ao Vivo vamos à secção geral e activar o serviço logo no primeiro ponto.

Agora com o serviço activo surgiu uma lista de clientes IPTV, vamos escolher o “PVR IPTV Simple Client”, depois de aberto carregamos em configurar e onde diz “Localização” colocamos Localização remota, no campo “Endereço da lista …” colocamos o link do canal iptv, como por exemplo o goo.gl/aOLLyX.

Depois de concluídos estes pequenos passos basta voltar ao menu inicial e lá estará o separador TV e Rádio com os canais da lista.

Outro método para inserir listas no kodi e mais utilizado para listas pessoais é em vez de se colocar o endereço url da lista coloca-se o caminho para o ficheiro dentro do próprio aparelho, para isto basta escolher a opção “lista local” em vez de “localização remota” e no campo do endereço seleccionar o ficheiro em questão.

 

Alterar a lista IPTV

Agora que já percebemos o ficheiro IPTV e o configuramos está na altura de experimentar muitas listas com diversos canais, um bom local para consultar listas de canais é o site do kodi portugal, para alterarmos as listas basta ir a Sistema, Definições, Add-ons, Meus Add-ons , Clientes PVR e de seguida procurar o Add-on adicionado no passo anterior o “PVR IPTV Simple Client” depois de o abrir apenas carregamos em configurar e alteramos a lista.

Se gostavas de ver algum assunto sobre o kodi aqui esmiuçado deixa a tua sugestão nos comentários. É importante relembrar que embora este post tenha sido feito no âmbito da chegada do Kodi ao Google Play pode segui-lo para configurar em pc’s, raspberry’s ou ate mesmo boxs android como a WeTek que teve direito a review da 4gnews.