Apple quer revolucionar a forma como usas o teclado do MacBook

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Há cerca de um mês a Apple registou a patente para uma nova versão da sua Touch Bar para acomodar a inclusão da tecnologia Force Touch. Agora, a tecnológica de Cupertino parece querer transformar a maneira como usas o teu teclado.

A Apple garantiu recentemente a patente de um teclado reconfigurável para os seus computadores portáteis, onde cada uma das teclas está equipada com um pequeno ecrã, permitindo que exiba diferentes caracteres de acordo com as preferências de cada utilizador.

Apple pode dar mais liberdade aos utilizadores de MacBook

No fundo, trata-se de aplicar basicamente a mesma ideia da Touch Bar a todas as teclas, mas sem abandonar o conceito de teclas físicas, provavelmente feitas em cerâmica, vidro ou algum material cristalino.

Segundo o Patently Apple, este teclado inovador oferece a possibilidade de denominações dinâmicas geradas a partir de displays OLED. Para o conseguir, não será necessário que os pequenos ecrãs tenham alta resolução, uma vez que servirão para funcionalidades básicas.

A concretizar-se, a Apple pode estar a preparar-se para oferecer um grau de modularidade nunca visto na sua linha MacBook. Cada utilizador seria capaz de estabelecer o seu layout de teclas favorito, podendo adaptá-lo a diferentes linguagens e tarefas, como jogos, edição de imagem ou programação.

Tecnologia não interfere com design atual dos teclados da Apple

Um ponto importante a ter em consideração é que esta tecnologia não interfere com o funcionamento dos switches em forma de tesoura dos atuais teclados físicos da marca. Teoricamente, e caso seja esse o seu desejo, a Apple não terá de alterar o design atual para conseguir implementar esta nova funcionalidade.

Apesar da patente referir concretamente os portáteis MacBook como alvos desta patente também o Magic Keyboard usado nos restantes computadores Mac pode vir a beneficiar das teclas reconfiguráveis.

Como sempre, o registo de uma patente não significa que um produto chegue a ver a luz do dia, mas é interessante perceber como a Apple pensa em oferecer maior controlo ao utilizador num cenário tão específico.

Nos últimos anos, os teclados da Apple têm sido criticados pela sua variação de qualidade, e este pode ser um sinal de que a companhia está atenta e de olhos postos no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: iPhone foi o presente mais oferecido pelo Pai Natal este ano
  • Apple Watch: protótipo mostra software pré-watchOS (vídeo)
  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Abílio)
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.