Apple processa ex-funcionário por começar a própria empresa

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple está a processar Gerard Wiliams, um dos seus ex-designers no segmento dos processadores série A. De acordo com os documentos de tribunal, a Apple alega que Williams criou a sua própria empresa com tecnologia obtida durante o seu tempo a trabalhar na empresa da maçã.

Os documentos detalham que Williams alegadamente andou a gabar-se aos colegas da criação da sua empresa antes de abandonar a Apple. Supostamente Williams disse que a sua empresa iria utilizar tecnologia que a "a Apple precisa e que não terá escolha se não comprar".

A empresa de Williams chama-se Nuvia e foca-se no design de semi-condutores, um dos componentes utilizados no fabrico de processadores. A empresa conseguiu angariar 53 milhões de dólares em financiamento e conta com outros ex-colaboradores da Apple na sua equipa.

Williams afirma que Apple violou a sua privacidade

Em resposta às acusações, Williams está agora a acusar a Apple de invadir a sua privacidade e de outros colaboradores da empresa. O designer afirma que a empresa monitoriza as mensagens e registos de chamadas dos seus funcionários de forma a intimidá-los em não sair da empresa.

Williams não é o primeiro ex-funcionário a processar a empresa

Esta não é a primeira vez que um ex-funcionário da Apple abandona a empresa de forma negativa. Em outubro, um ex-colaborador afro-americano da loja da Apple em Washington colocou um processo contra a empresa, alegando anos de racismo por parte dos clientes, sem qualquer tipo de apoio dos gerentes de loja.

O funcionário tinha sido despedido em março de 2019 por quebrar políticas da empresa que não foram detalhadas. Até agora, o processo ainda está a decorrer sem atualizações desde então. O ex-funcionário exige a quantia de 750 mil dólares pelos embaraços causados.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus prepara-se para lançar os seus concorrentes aos Apple AirPods
  • iPhone 12 Pro Max pode chegar apenas com variante 5G. Sabe porquê
  • Modo Anónimo do Google Maps chegou ao iOS
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.