Apple: novos iPhone 12 apresentam alguns problemas de bateria

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A nova gama de smartphones da Apple é composta por quatro modelos, o iPhone mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, com os últimos dois a serem as versões high-end e a colherem algumas queixas dos utilizadores no fórum de suporte da Apple.

Em causa não está o controlo de qualidade da empresa nem o mesmo foi afetado pela pandemia COVID-19. O problema terá como causa primária o software, mais concretamente o iOS 14, apesar de não estarem excluídas outras possíveis fontes.

Descarga anómala da bateria em stand-by

O problema foi relatado por mais de mil utilizadores de iPhone 12 Pro no Fórum de Suporte da Apple, aludindo sempre ao mesmo problema na bateria. Segundo os testemunhos, há um decréscimo acentuado na autonomia sem causa aparente.

Por outras palavras, mesmo quando o iPhone está em stand-by, algumas unidades estão a consumir bastante energia. A problemática é recorrente em dispositivos da marca, tendo acontecido no passado com outros modelos de iPhone.

Note-se que a problemática não afeta todos os novos iPhone 12, mas há já um número significativo de queixas. Entretanto, a Apple já terá sido notificada da situação perante o acumular de queixas na sua plataforma oficial de suporte.

O iPhone 12 Pro parece ser o mais afetado

Alguns utilizadores do modelo iPhone 12 Pro partilharam capturas de ecrã que evidenciam o caso. Segundo os mesmos, sem atividade de background aparente - processos ativos em segundo plano - a autonomia de bateria sofre um sério revés.

Sem processos em 2.º plano, a bateria decai rapidamente

Ainda assim, para tentar remediar a situação, um dos queixos na plataforma, o utilizador "Master26A" desativou a conexão 5G, mas sem efeito aparente no problema de drenagem da bateria. Mesmo ligado apenas ao Wi-Fi, a situação manteve-se.

O utilizador afirmou já ter tentado todos os processos ao seu alcance para conter a drenagem de bateria. Mesmo assim, com a mais recente versão do sistema operativo iOS instalado, a bateria do seu iPhone 12 Pro tem "desaparecido a olhos vistos".

Aliás, perante os gráficos apresentados pelos utilizadores pode notar-se uma diminuição, a uma taxa de descarga de 4%, mesmo sem processos abertos em segundo plano. Esta factualidade está, naturalmente, a frustrar os utilizadores.

Mais de 1000 utilizadores reportaram o mesmo problema na bateria

À data de redação deste artigo e consultando o fórum da Apple, vemos mais de mil queixosos repartidos entre os iPhone 12 e iPhone 12 Pro na sua maioria. Algo está a descarregar a bateria dos seus dispositivos sem causa aparente.

O culpado provável é o iOS 14.2

Em várias das publicações, os utilizadores atribuem esta drenagem rápida da bateria à atualização iOS 14.2. Este terá sido o ponto de viragem que, em algumas novidades de iPhone está a piorar consideravelmente a sua bateria.

Outro dos queixosos, que já entrou em contacto com a assistência da Apple, afirma que todos os testes de diagnóstico foram feitos e que nenhum problema se tornou aparente. Dito isto, a problemática não residirá no hardware (componentes físicos), mas sim no iOS.

Esta já não é a primeira instância em que uma atualização do sistema operativo vem trazer um consumo exacerbado de energia. A propósito, recordamos o caso do iPhone 4S, em 2013, que sofreu uma problemática similar com o iOS 6.1.

Aguardamos agora por uma postura oficial da Apple e, sobretudo, por uma atualização rápida que venha melhorar a vida dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple pode vir a substituir o ecrã do teu iPhone 11
  • Fortnite encerra a 4.ª temporada e derruba a Twitch e PS Network
  • Segue a 4gnews no Google Notícias e mantém-te a par das últimas novidades
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.