Apple: futuro iPhone pode ter design inspirado no Mac Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple lançou, em 2019, a mais recente versão do seu poderoso computador Mac Pro. Esta é uma máquina que não passa despercebida pela sua potência nem tampouco pelo seu design de “ralador de queijo”.

Por mais controverso que esse design possa ser, a Apple acredita que trará vários benefícios também aos iPhone. Por isso, a empresa já patenteou um smartphone com essa estética.

Apple patenteia iPhone com laterais com vários orifícios

Nas imagens que acompanham o documento em causa, vemos um iPhone com aspeto tradicional, porém com laterais bem diferentes do habitual. Estas, à semelhança do que acontece com o Mac Pro, serão compostas por vários orifícios.

Com esta abordagem desaparecem as tradicionais estruturas feitas de metal. Essas darão lugar a duas camadas que, quando sobrepostas, conferem uma aparência mais esférica.

Esta filosofia pretende aumentar a refrigeração do iPhone

Como já deves calcular, a Apple justifica este design com o aumento da capacidade de refrigeração do iPhone. E, em boa verdade, esta abordagem permitiria um fluxo de ar claramente superior ao que dispomos atualmente.

No documento que sustenta esta patente, a Apple refere mesmo que cada vez mais os dispositivos estão limitados por sobreaquecimento. Com a constante evolução tecnológica a que assistimos, o calor pode ser o principal entrave a smartphones ainda mais poderosos.

A inabilidade de dissipar o calor gerado pelos componentes de uma forma mais eficaz pode ser o grande entrave a produtos ainda mais impressionantes. Por isso, esta nova patente da Apple poderia ser o início de uma nova era no que concerne a desempenho bruto.

Não podemos negar que a Apple tem a sua quota de razão nestas afirmações. Contudo, o concretizar das suas ideias exige um notório sacrifício na estética do smartphone que poderia não agradar a muitos fãs e utilizadores.

Como muitas vezes acontece, é possível que esta patente nunca venha a se transformar num produto real. Contudo, tal fica agora apenas ao critério da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 11: nova atualização vai recalibrar as baterias dos smartphones
  • Apple iPhone 13: a nova geração promete uma surpresa nas câmaras fotográficas
  • Apple anuncia as datas para a WWDC 2021. O que esperar do evento
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.