Apple: futuro iPhone pode ter design inspirado no Mac Pro

Carlos Oliveira
Comentar

A Apple lançou, em 2019, a mais recente versão do seu poderoso computador Mac Pro. Esta é uma máquina que não passa despercebida pela sua potência nem tampouco pelo seu design de “ralador de queijo”.

Por mais controverso que esse design possa ser, a Apple acredita que trará vários benefícios também aos iPhone. Por isso, a empresa já patenteou um smartphone com essa estética.

Apple iPhone Mac Pro

Apple patenteia iPhone com laterais com vários orifícios

Nas imagens que acompanham o documento em causa, vemos um iPhone com aspeto tradicional, porém com laterais bem diferentes do habitual. Estas, à semelhança do que acontece com o Mac Pro, serão compostas por vários orifícios.

Com esta abordagem desaparecem as tradicionais estruturas feitas de metal. Essas darão lugar a duas camadas que, quando sobrepostas, conferem uma aparência mais esférica.

Esta filosofia pretende aumentar a refrigeração do iPhone

Como já deves calcular, a Apple justifica este design com o aumento da capacidade de refrigeração do iPhone. E, em boa verdade, esta abordagem permitiria um fluxo de ar claramente superior ao que dispomos atualmente.

Apple iPhone Mac Pro

No documento que sustenta esta patente, a Apple refere mesmo que cada vez mais os dispositivos estão limitados por sobreaquecimento. Com a constante evolução tecnológica a que assistimos, o calor pode ser o principal entrave a smartphones ainda mais poderosos.

A inabilidade de dissipar o calor gerado pelos componentes de uma forma mais eficaz pode ser o grande entrave a produtos ainda mais impressionantes. Por isso, esta nova patente da Apple poderia ser o início de uma nova era no que concerne a desempenho bruto.

Não podemos negar que a Apple tem a sua quota de razão nestas afirmações. Contudo, o concretizar das suas ideias exige um notório sacrifício na estética do smartphone que poderia não agradar a muitos fãs e utilizadores.

Como muitas vezes acontece, é possível que esta patente nunca venha a se transformar num produto real. Contudo, tal fica agora apenas ao critério da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.