Apple: adoção do iOS 14 envergonha o Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A principal vantagem do ecossistema Apple, face ao Android, tem que ver com a sua política de atualizações. E se ainda houvesse interrogações quanto a isso, os últimos números de adoção do iOS 14 são a resposta inequívoca.

Graças aos dados agora revelados pela Apple, ficamos a saber que iOS 14 vigora em 80% dos equipamentos compatíveis. Números medidos até 14 de fevereiro e que revelam um enorme desfasamento para com a realidade do mercado Android.

Apple conseguiu colocar o iOS 14 em 80% dos seus modelos em poucos meses

Cumpre salientar que o iOS 14, objeto de reflexão nos dados partilhados pela App Store, chegou oficialmente aos utilizadores em setembro de 2020. Volvidos apenas cinco meses, constata-se um claro domínio desta versão nos dispositivos compatíveis.

Concretamente, ficamos a saber que 80% de todos os iPhone ativos no mundo são já portadores do iOS 14. Quer isto dizer que são muito poucos aqueles que ainda não abraçaram esta versão do sistema operativo.

Mais interessante é notar que 86% dos iPhone lançados nos últimos quatro anos já correm o iOS 14. Estes são números que assumem uma maior relevância quando comparados com o seu eterno rival, o Android.

Passados quatro anos, serão muito poucos os dispositivos Android que corram a mais recente versão do seu sistema operativo. Esse cenário começa a complicar-se apenas dois anos após o seu lançamento.

Recuando a dezembro de 2020, a App Store já reportava a instalação do iOS 14 em 72% de todos os iPhone ativos mundialmente. Quanto mais esmiuçamos a temática, mais fragilizado fica o quesito das atualizações praticadas no mundo Android.

iPadOS 14 replica o sucesso do seu irmão

Observando agora o leque de tablets da Apple e o seu estado ao nível de atualizações, conclui-se um cenário bastante similar. Até 24 de fevereiro deste ano, o iPadOS 14 marcava presença em 70% de todos os iPad ativos mundialmente.

Observando o leque de dispositivos lançados nos últimos quatro anos, os valores voltam a cifrar-se acima dos 80%. Neste caso, são 84% os tablets da Apple a correr o iPadOS 14.

Os números agora expostos são o perfeito exemplo de como a Apple gere o seu ecossistema. Tal é potenciado pelo controlo de todos os aspetos inerentes, algo que o Android não consegue replicar devido à sua natureza open source ou código aberto.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple eleita novamente pelos consumidores como a marca mais relevante
  • iPhone 13 Pro: conceito em vídeo mostra como pode ser o smartphone
  • Os 10 smartphones mais vendidos em 2020 - Android e iOS
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.