Android 12: lista (prévia) dos smartphones Samsung com direito à One UI 4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google disponibilizará globalmente a nova versão do seu sistema operativo para dispositivos móveis dentro de poucos dias. A partir de então, os programadores, fabricantes e outras partes interessadas podem começar a tirar partido do Android 12.

Entretanto, a Samsung já dedicou um programa de testes para as versões Beta da sua próxima grande atualização da interface própria, a One UI 4. Esta iteração será baseada no sistema operativo Android 12 e sabemos agora quais são os primeiros smartphones eleitos para testar - e posteriormente receber - a grande atualização de sistema.

A lista que se segue não é um elenco oficial, nem taxativo, de todos os modelos com direito à atualização de sistema. É, sim, um compêndio prévio dos modelos que poderão testar a versão Beta e a receber, posteriormente, a versão estável da One UI 4.

O Android 12 chegará aos smartphones Samsung através da One UI 4

Importa frisar que esta lista pode - e deve - aumentar à medida que o programa de testes fica disponível em mais regiões. Até ao momento, contudo, as primeiras regiões a aceitar inscrições foram a Coreia do Sul e China, como demos a conhecer na 4gnews.

O testemunho é agora avançado pelo leaker Debayan Roy através do seu perfil de Twitter. Há, no entanto, um pequeno senão. Isto é, a maioria dos smartphones de gama média da Samsung nunca recebem a hipótese de participar nos programas Beta.

Isto não significa, contudo, que a fabricante não altere a sua estratégia para o Android 12 e alargue tal possibilidade a mais dispositivos móveis. De qualquer modo, a lista supracitada dá-nos um primeiro apanhado dos smartphones eleitos para o update.

Antes da versão estável chegarão as versões Beta da One UI 4

Tal como também refere o leaker Ice Universe através do seu Twitter, na China as primeiras versões Beta estão já em circulação para a gama Samsung Galaxy S21. Com efeito, o trio de topos de gama é o primeiro a poder testar estas compilações prévias.

Aí estará presente, entre outras novidades, um novo ecrã e animação de carregamento, ilustrado no tweet acima. Importa frisar que estas primeiras compilações beta da One UI 4 baseiam-se ainda na última versão Developer Preview do Android 12.

Portanto, não estarão aptas para uma utilização diária uma vez que podem conter mais bugs e instabilidades gerais. Não obstante, o simples fato de tais compilações já estarem a ser distribuídas mostra o redobrado empenho da Samsung neste quesito.

Mais atualizações e mais expediência na sua distribuição em 2021

Certo é que para já apenas os Samsung Galaxy S21 podem usufruir desta versão Beta, mas de qualquer modo mostra-nos que a Samsung leva a sério o quesito das atualizações. Este é um aspeto - o suporte de software - que ajuda a cativar consumidores.

Isto é, um produto que continua a receber atualizações é um produto que perde menos valor aos olhos do consumidor. Desse modo, ao fazer chegar o Android 12 de forma rápida aos topos de gama, o cliente Samsung terá os seus interesses mais acautelados.

Esperamos agora, por fim, que esta mesma benesse se estenda de forma rápida, simples e segura para vários outros modelos, sobretudo de gama média. Estes sim, representam a maioria dos utilizadores Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi 10 Prime: eis o próximo smartphone bom e barato para 2021
  • Samsung Galaxy A52s é oficial! O mesmo equipamento com novo processador
  • Android 12 chega aos Samsung Galaxy S21 em setembro com a One UI 4
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.