Android 11: nem todos os smartphones terão algumas das suas principais novidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Android 11 encontra-se em fase de testes e isso permite-nos ter uma ideia antecipada das suas funcionalidades. De entre as novidades, podemos destacar a nova forma de disposição das notificações e um novo menu quando queres desligar o equipamento.

Agora, ficamos a saber que estes dois pontos não serão obrigatórios para todos os smartphones que corram o Android 11. Isto significa que não está garantido que o teu equipamento (caso não seja um Pixel) venha a contar com as novidades acima.

Esta informação surge depois de ter sido revelado o documento no qual a Google especifica aquilo que as suas parceiras têm de fazer para usar o Android 11. Um local onde a americana discrimina o que é obrigatório o que é fortemente recomendado.

Novo menu de desligar o smartphone não está garantido em modelos não Pixel

Com o Android 11, a Google introduziu um novo menu para desligar o smartphone. Ao invés de teres apenas os habituais botões de desligar, reiniciar ou emergência, terás agora uma panóplia de opções para a tua casa inteligente.

Ou seja, com a nova versão do sistema operativo, controlar a luzes da tua casa ou o termostato estará à distância de uma pressão prolongada no botão power do smartphone. Porém, nada te garante que o teu equipamento não Pixel venha a contar com essas opções.

O mais caricato da situação é que a versão de fevereiro do mesmo documento tinha inscrita a obrigatoriedade do uso desta funcionalidade. Sem sabermos por que razão, a Google passou isso para recomendado na sua versão de maio.

Secção de conversações nas notificações também está em risco

Outra das principais novidades do Android 11 é a separação das notificações por categorias. Nos Pixel, estas terão, em primeiro lugar, uma categoria denominada "Conversações" que tem o intuito de dar primazia às tuas conversas.

Esta novidade também se encontra em risco de não chegar a todos os smartphones com o Android 11. Com a recente alteração feita pela Google, caberá às fabricantes decidir se adotam, ou não, estas novidades no seu software.

Por fim, mencionar apenas que a Google poderá mudar de ideias relativamente a isto até ao lançamento da versão final do Android 11. Esperamos bem que o faça, ou então que as fabricantes optem por trazer estas funcionalidades aos seus equipamentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 4a: um fantástico smartphone que não verás nas lojas em Portugal! Eis a solução
  • Samsung Galaxy A51s 5G: versão melhorada do popular gama média a caminho
  • Honor prepara novo smartphone muito 'amigo' da tua carteira
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.