Análise / Review: Samsung Galaxy S8 | Galaxy S8+

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 13 min.

São poucas as marcas que ousam definir os contornos do mundo mobile mas a Samsung é uma delas. A gigante sul-coreana já nos habituou a um constante renovar de esforços para atingir novos níveis de qualidade, sobretudo com os seus topos de gama da linha Galaxy S. Nos ombros destes Galaxy S8 e Galaxy S8+ repousa promessa de redenção pelo malfadado Galaxy Note 7 e, acima de tudo, o delinear de uma nova abordagem ao aspecto e formado dos nossos smartphones.

Vê ainda: Samsung Galaxy A5 (2017) – Análise

Repletos de poderosas especificações, ousados nas linhas, comedidos nas dimensões e pouco doces no preço. Os novos Galaxy estiveram com a 4gnews durante mais de duas semanas. Eis a sua análise completa, em vídeo e por escrito. Serão os melhores smartphones da atualidade?

Análise aos Samsung Galaxy S8 e S8+

Ambos os equipamentos foram utilizados diariamente para que numa faceta ficasse esquecida, para que nenhuma linha permanecesse oculta ou nos escapasse alguma funcionalidade. As qualidade, e os defeitos dos Galaxy S8 ao pormenor. Tivemos oportunidade de os comparar com o Galaxy S3, Galaxy S4, Galaxy S5 e Galaxy S7. Publicaremos também uma comparação em vídeo com este último.

Design e Qualidade de Construção

Os novos topos de gama são idênticos entre si. A única diferença visível é o seu tamanho. Ambos os modelos possuem um ecrã "edge", ou melhor "semi-edge" com uma ligeira curvatura que contribui bastante para a sua ergonomia.

Este ano a única diferenciação é o tamanho do ecrã ou tela que se apresenta com 5.8 polegadas no Galaxy S8 e 6.2 polegadas no S8+. Oculto ao olhar temos uma diferença na capacidade das baterias, 3000mAh no primeiro e 3500mAh no maior dos novos Galaxy's. A nível de dimensões o S8 mede 148.9 x 68.1 x 8 mm e um peso de 155 gramas ao passo que o S8+ mede 159.5 x 73.4 x 8.1 mm e pesa 173 gramas.

Samsung Galaxy S8

Estes smartphones estão disponíveis em 3 cores no território nacional. Temos o Preto meia-noite, Cinzento orquídea e o Prateado. Lá foram existem mais duas cores, o Azul coral e o Dourado. Encontrarás também vários acessórios para ambos os terminais. Desde capas de proteção, películas para o ecrã, capas com bateria, estações de carregamento e até a Samsung DEX que te permitirá utilizar os smartphones quase como um PC.

O seu design é limpo, as linhas são perfeitamente fluídas e não conseguirás distinguir, pelo tato, a diferença entre a estrutura metálica (brilhante) do restante corpo revestido pelo vidro Gorilla Glass 5.

Nestes Galaxy S8 temos inúmeros sensores presentes sobretudo no topo do seu painel frontal. Desde o sensor de luminosidade, proximidade, o leitor de íris e, na traseira, o leitor de impressões digitais (sensor biométrico) além do sensor de batimentos cardíacos e de medição da quantidade de oxigénio no sangue. Estes apenas alguns dos sensores incluídos.

Aqui, desde já, o leitor de impressões digitais que até agora estava localizado no botão central, Home, está agora alojado na traseira do smartphone. Localização pouco confortável ou conveniente que te fará sujar a lente da câmara e até a marca tem noção disso. Por vezes, dentro da aplicação da câmara fotográfica aparecerá um lembrete para limpares a lente.

Samsung Galaxy S8

No Galaxy S8 é pouco prático utilizar este leitor para desbloquear o smartphone, no S8+ ainda pior...felizmente há alternativas. Temos, desde logo, o novo leitor de íris que, apesar de te obrigar a esbugalhar os olhos, funciona muito bem, tanto à noite ou mesmo se utilizares óculos. Esta foi a solução mais prática que encontrei. Temos ainda o reconhecimento facial mas este não é o método mais seguro. Se colocares uma foto tua à frente do smartphone este vai desbloquear-se.

Cumpre ainda salientar que na caixa dos Galaxy S8 e S8+ encontrarás um bom para de earphones ou auriculares da AKG. Terás ainda um cabo USB, carregador rápido e dois adaptadores para transferência de dados USB do Tipo-C para micro-USB e USB do Tipo C para USB. Sem esquecer os adaptadores de borracha para os auriculares e respectivos manuais de instruções.

Samsung Galaxy S8

No painel frontal do dispositivo, no topo temos um LED personalizável para as notificações, o sensor de infravermelhos para o leitor de retina, os sensores de luminosidade e proximidade. Sem esquecer a câmara de 8MP para as tuas selfies, agora com autofocus.

Na parte inferir encontramos o novo botão Home, agora virtual e que reage a diferentes níveis de pressão. Sim, temos aqui um ecrã Force Touch mas só mesmo aqui no botão.

A nível de botões, temos no lado esquerdo os botões de volume e um novo botão, só para a Bixby. Temos, no lado direito o botão On/Off e, na aresta inferior temos finalmente uma porta USB do Tipo C, o seu altifalante principal e, felizmente, o jack de 3.5mm. Sem esquecer, na aresta superior, a gaveta para o cartão nano-SIM e para o cartão microSD.

Samsung Galaxy S8

Por último, é o seu design e qualidade de construção que nos conquistam logo que pegamos em ambos os equipamentos. Com um enorme ecrã que ocupa praticamente todo o seu painel frontal, ambos os smartphones são agradáveis de utilizar com uma só mão.

Aqui, o meu favorito é o Galaxy S8, é bastante estreito e extremamente fácil de manusear sem correr o risco de os deixar cair. A qualidade de construção, essa não dá hipótese à concorrência. Sólidos mas elegantes. Simples e sofisticados. Se a perfeição existe, os S8 estão lá muito perto. Sem esquecer a certificação IP68 que lhe garante resistência à água durante 30 minutos até uma profundidade máxima de meio metro (água doce).

Performance dos Galaxy S8

Escusado será dizer que estes topos de gama correm todo o tipo de aplicações e tarefas com a maior fluidez e rapidez. Passemos sim às novidades como a nova interface de utilizador (UI) que agora oferece te dará uma experiência completamente reformulada.

Está bem mais minimalista, mais leve, animações e sons muito mais discretos, mais inteligente e até mais completa. Agora chama-se Samsung Experience e não TouchWiz. O seu sistema operativo é o Android Nougat e deverá contar com atualizações de software oficiais durante cerca de dois anos.

Samsung Galaxy S8

Aqui cumpre destacar o ecrã sempre ligado ou Always On que te dará as principais notificações e as horas. Temos também o ecrã lateral com atalhos para as aplicações favoritas e contactos favoritos. Temos vários Temas para personalizar o teu Galaxy S8 e S8+, todos os ícones estão renovados e claro, a nova inteligência artificial da Samsung, a Bixby sobre a qual já vamos falar.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.8 ou 6.3 polegadas Super AMOLED
  • Resolução Quad-HD 2960p com 529ppi
  • Processador Exynos 8895 octa-core a 2.3Ghz
  • 4GB de memória RAM
  • 64GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 3000mAh e 3500mAh
  • Android 7.0 Nougat (TouchWhiz)
  • Câmaras de 12MP e 8MP
  • Certificação IP68

O que é e o que faz a Bixby?

A Bixby é a inteligência artificial da Samsung. Apresentada com os Galaxy S8 e Galaxy S8+ quer tornar-se na nova forma de interagir com o smartphone. Para tal é nos proporcionada uma interface, uma janela no ecrã principal esquerdo. Lá encontraremos as aplicações favoritas, os contactos mais utilizados a X horas, as informações que costumas pesquisar mediante a tua localização, etc. A Bixby quer ser a tua assistente virtual, ciente daquilo que tu fazes no teu smartphone.

Temos um botão lateral só para a Bixby nos Galaxy S8

Quer ver, quer falar, quer lembrar-te e recomendar-te com base na tua utilização do smartphone. Particularmente interessante é a integração da Bixby na câmara fotográfica permitindo-lhe reconhecer objectos, buscar mais informações sobre os mesmos (seja a sua disponibilidade em lojas como a Amazon), ou até mesmo reconhecer e traduzir textos, esta última característica é bastante útil em viagem.

Contudo, pelo menos para já a Bixby ainda se encontra muito limitada, um rascunho daquilo que poderá tornar-se. Para já não aceita ou reconhece comandos por voz. Resta saber se alguma vez terá suporte para o idioma português mas esperemos que a marca continue a desenvolver esta inteligência artificial. Para já, contudo, é apenas uma promessa.

Acessórios e Produtividade dos Galaxy S8

Incluídos na caixa dos Galaxy S8 e Galaxy S8+ temos um bom par de auriculares da AKG. São razoavelmente confortáveis de utilizar por longos períodos de tempo e o seu som destaca-se pela clareza dos graves. Os agudos poderiam ser mais cristalinos mas, regra geral ficarás perfeitamente satisfeito com este acessório.

Encontrarás ainda uma vasta panóplia de capas e demais acessórios, vendidos à parte como as capas Pop Cover, os carregadores sem fios, as capas LED View, etc.

Particularmente interessante é a Samsung DEX, uma base de carregamento e emparelhamento que transformará o Galaxy S8 num pequeno computador. Conecta a DEX a um monitor através do cabo HDMI. Em seguida, via Bluetooth ou cabo USB liga um rato e teclado à DEX. Coloca o teu Galaxy S8 ou Galaxy S8+ na Samsung DEX e, no smartphone, segue as instruções apresentadas no equipamento.

Vê ainda: Capacidades e funcionalidades da Samsung DeX

Note-se que este acessório não contém qualquer hardware de processamento adicional nem aumenta os recursos padrão do smartphone. Ou seja, tudo funciona no hardwareinterno do Galaxy S8. A dock está lá para fornecer apenas energia e permitir que o aparelho se ligue a um monitor, teclado, rato ou outros periféricos.

Ecrã / Tela dos Galaxy S8 e S8+

A experiência de visualização é nada mais nada menos do que fantástica. Esta é a melhor tela ou ecrã que já pude experimentar e, na maior parte dos casos bastará a resolução Full-HD+ 1080p que será a predefinição. Contudo podes aumentar esta resolução em ambos para Quad-HD (1440 x 2960p). Ocupa praticamente todo o painel frontal e os conteúdos são apresentados com brilho, definição e enorme qualidade. Samsung Galaxy S8

Contudo, no YouTube notarás que o vídeo não ocupa todo o ecrã, nem em várias aplicações que te vão deixar uma barra sem preta no topo e na parte inferior. Isto deve-se ao seu novo formato de ecrã. Os ângulos de visão, contraste e saturação de cores também se apresentam como excelentes nestes dois smartphones.

Em suma, é o ecrã ou tela que define e caracteriza estes smartphones. É grande e ocupa praticamente todo o painel frontal de ambos. É ligeiramente curva mas podes agarrar o smartphone sem ele registar o toque nas laterais e isso faz toda a diferença. Temos ainda a aba inteligente que acabei por usar com bastante frequência. Lá podes colocar vários atalhos para pessoas e aplicações.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Samsung Galaxy S8

A câmara fotográfica principal dos Galaxy S8 e S8+ tem 12MP com flash dual-LED. Conta ainda com uma nova câmara de 8MP para as tuas selfies. O hardware das câmaras é exactamente igual ao que temos nos Galaxy S7 à excepção da câmara frontal que agora conta com 8MP e autofocus. Temos ainda, para a câmara principal traseira, a estabilização ótica da imagem (OIS), abertura focal de f/1.7 e uma lente equivalente a 26mm.

A qualidade das fotografias é exemplar. Seja em cor, equilíbrio de brancos, detalhe, contraste e exposição. É a câmara ideal para quem quer tirar o smartphone do bolso e simplesmente captar o momento. Podes ajustar várias definições Manuais mas, regra geral, o Modo Automático será o mais utilizado, e com excelentes resultados. Mesmo em fotografia noturna graças ao OIS e à abertura focal de f/1.7.

Todas as fotos e vídeos capturados pelo Galaxy S8 e S8+

Todo o aspecto ou interface da câmara é muito semelhante à dos seus antecessores mas conta agora com mais modos e adições como os filtros "à lá Snapchat" para ambas as câmaras. Temos vários modos de captura como o toque no leitor de impressões digitais ou o levantar da palma da mão. Conta também com o reconhecimento facial e a sua velocidade de focagem é incrivelmente rápida.

Samsung Galaxy S8

Na gravação de vídeo os novos Galaxy S8 e S8+ são capazes de gravar em UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), entre outros. Podes posteriormente editar os vídeos (e fotos) com o editor incluído, dando-te vários filtros e opções de edição audiovisual.

Podes até gravar em câmara lenta e, no geral, tanto a imagem como o áudio denotam uma qualidade extremamente satisfatória para um smartphone. Cumpre ainda realçar que a estabilização ótica da imagem faz um excelente trabalho em eliminar as vibrações ao filmar com o smartphone na mão.

Autonomia de Bateria dos Galaxy S8

Samsung Galaxy S8
Obter 1 dia de autonomia é fácil neste Galaxy S8

Equipados com uma bateria de 3000mAh e 3500mAh os Galaxy S8 e Galaxy S8+ possuem ainda carregamento rápido e, caso compres um carregador próprio, carregamento sem-fios. A nível de autonomia ambos aguentam um bom dia de utilização, chegando ao fim do mesmo com 20 a 30% de energia restante.

Contudo, cumpre alertar que o modo Always On ou o Ecrã Sempre Ligado acaba por consumir um pouco mais de bateria, tal como a resolução máxima do ecrã em Quad-HD. Aqui, ambos os smartphones te dão uma vasta panóplia de opções e modos que permitam otimizar o smartphone e respetiva autonomia com base no teu padrão de utilização.

Temos o modo de Alto Desempenho, Modo Normal (resolução a Full-HD+), entre outros. Para casos extremos temos o modo de Poupança Máxima que te reduz o smartphone ao mais básico telefone, aumentando consideravelmente a sua autonomia.

Samsung Galaxy S8

Pessoalmente, ambos os equipamentos conseguiram chegar ao fim do dia, com as conectividades Wi-Fi, Bluetooth e até a conexão de dados ativas. O brilho automático e resolução em Full-HD+. Neste quadro consegui perfeitamente um dia, quase um dia e meio de autonomia. A autonomia do Galaxy S8+ é igual à do S8, apesar de ter uma bateria maior (3500mAh), possui um ecrã também ele maior.

Em suma, os Galaxy S8 e Galaxy S8+ não são propriamente uns maratonistas no que toca à autonomia de bateria mas, graças ao Carregamento Rápido, Carregamento Sem-Fios e à vasta panóplia de opções que te permitem optimizar todo o seu consumo energético, digo que mesmo assim se destacam da maioria dos smartphones no mercado neste parâmetro.

Conclusão - Os Galaxy S8 são um prodígio Samsung Galaxy S8

Os Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+ também são capazes de efetuar chamadas telefónicas com bastante qualidade e detalhe de voz. Possui uma boa aplicação de chamadas tendo em conta a facilidade de acesso aos contactos, o Alta-Voz e mesmo o aspecto gráfico desta aplicação. Nota positiva para o seu altifalante.

Este ano a Samsung conseguiu construir algo original, elegante, consistente (nunca esquecendo todo o vidro que os envolve) e, acima de tudo, viciante ao ponto de te fazer esquecer o seu preço. Além disso, não se parece com nenhum outro smartphone no mercado, algo que é raro hoje em dia. O seu preço está longe de ser agradável mas, olhando para a concorrência, vemos que os Galaxy S8 e Galaxy S8+ merecem esta etiqueta premium.

Serão capazes de nos fazer esquecer o Galaxy Note 7? Sem dúvida, a Samsung soube aprender com os seus erros. Serão os melhores smartphones no mercado? Sem dúvida!

A 4gnews agradece à Samsung pela cedência dos equipamentos para análise/review.

Outros assuntos relevantes:

HTC U 11 pode revolucionar com gravação de vídeo em 360 graus (video)

Microsoft confirma presença de Ubuntu e outras aplicações na Windows Store

Google “Taimen”: Possível sucessor do Pixel passa na GeekBench

Samsung-Galaxy-S8-4gnews-1-1.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-4.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-5.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-7.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-8.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-13.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-18.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-24.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-26.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-28.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-31.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-37.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-38.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-39.jpgSamsung-Galaxy-S8-4gnews-12.jpg4gnews-logo-aprovado-1.jpg

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.