ANACOM expõe as provas do aumento de preços na MEO, NOS e Vodafone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em pé de guerra com as principais operadoras de Portugal, a MEO, NOS e Vodafone, a entidade reguladora do setor, ANACOM, veio a público expor várias capturas de ecrã dos websites destas empresas, sustentando assim as alegações prévias.

Entretanto, a Altice Portugal, responsável pela operadora MEO, ripostou ironicamente, ao passo que a Vodafone alega mero ajuste no serviço. O mais recente capítulo na controvérsia que envolve os pacotes 3P foi primeiramente avançado pelo portal ECO.

A ANACOM revelou vários "prints" da MEO, NOS e Vodafone

As imagens mostram a oferta de pacotes triple-play (3) - serviço TV+NET+VOZ - das prestadoras de serviços de telecomunicação em Portugal entre outubro e novembro de 2020. A medida, ainda que inusitada, surge após as operadoras terem considerado como falsa a alegação da ANACOM que apontava a diminuição da qualidade do serviço prestado, bem como a subida do preço base.

Recordamos que a ANACOM concluiu previamente que o aumento de preços surgiu em simultâneo, e na mesma proporção, e que é muito superior à taxa de inflação, incidindo sobre a mensalidade mais baixa dos pacotes 3P (triple play).

O regulador apontou uma subida generalizada de preços para cerca de 31 euros, descartando promoções iniciais (nos primeiros seis meses) como no caso da MEO. A ANACOM denotou ainda que desde 2018 não existiam diferenças tão acentuadas nos preços.

Evocando ainda as palavras do regulador, "Em simultâneo com o aumento de preços, registou-se também uma redução da qualidade deste tipo de ofertas nos três operadores, visto que a velocidade de download anunciada baixou de 100 Mbps para 30 Mbps."

Portanto, duas dos operadoras em Portugal, a MEO e a NOS, impuseram igualmente limites mensais de tráfego de dados fixos (500 GB e 600 GB, respetivamente). Tal prática não era observada desde os primórdios do mercado de banda larga.

A ANACOM destaca também que esta prática partilhada pelas principais operadoras afetará um grande número potencial de consumidores. Isto de acordo com os seus dados em que 40% de todos os subscritores em Portugal optam pelos pacotes 3P.

Perante tal acusação, as operadoras vieram gradualmente a público repudiar a postura da ANACOM. Catalogando-a como pura mentira, não correspondendo à verdade, ou indo mais além e acusando o regulador de estar a denegrir todo o mercado.

A Altice Portugal satirizou o comunicado da ANACOM

Agora, tal como na primeira "ronda", a MEO ironizou esta partilha de "prints" congratular-se "com o facto de a ANACOM vir publicamente reconhecer o seu erro, na acusação de aumento de preços por parte dos operadores de telecomunicações".

Para a MEO, "a situação mencionada no estranho comunicado ontem emitido pela Autoridade das Comunicações refere-se apenas a uma de entre várias dezenas de alterações de novas ofertas a novos clientes, normais e recorrentes num mercado concorrencial, e que consubstanciam alterações de tarifários de acordo com as dinâmicas do mercado, adotando para cima ou para baixo o valor dessas ofertas".

A ANACOM refere que as novas condições e preços se aplicação a novos subscritores, bem como a anteriores subscritores assim que pretendam renovar o seu contrato de prestação de serviços de telecomunicações.

A NOS também já contrariou a ANACOM

Fazendo juntar a sua voz à da MEO, também a NOS classificou como falso a hipótese de os atuais clientes serem afetados pelo eventual aumento assim que o período de fidelização terminar. O caso promete continuar a dar que falar.

Em causa está o aumento de 3,3% no preço destes pacotes, além de os mesmos preverem uma diminuição na velocidade de acesso à internet. Para qualquer eventualidade, indicamos como rescindir o contrato com as operadoras, observando todos os trâmites necessários.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vodafone, MEO e NOS sobem os preços do serviço de Internet + TV e baixam a velocidade da internet
  • MEO é o operador com mais reclamações? Altice Portugal refuta a ANACOM
  • ANACOM expõe subida de preço e diminuição na qualidade da MEO, NOS e Vodafone
  • NOS tece críticas à ANACOM, nega aumento de preço e sugere boicote no 5G
  • Vodafone pode deixar de investir em Portugal após revelação da ANACOM
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.