A Xiaomi anda perdida! Redmi e POCO precisam de se decidir

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A POCO, submarca da Xiaomi, está prestes a lançar um novo smartphone. Se no início das fugas de informação e dos teasers da marca até estávamos entusiasmados. Infelizmente, rapidamente perdemos o entusiasmo assim que as informações foram chegando.

Isto porque, tal como no passado, este smartphone já está presente no mercado. Simplesmente com um outro nome. O novo POCO M2 Pro é um Xiaomi Redmi Note 9 Pro com um logótipo diferente.

Xiaomi perdeu a confiança na POCO

Se na altura de lançamento do PocoPhone F1 a marca foi uma das mais faladas, a empresa foi perdendo o folgo com o investimento da Xiaomi na submarca Redmi. Ou seja, a POCO passou para terceiro lugar no grau de importância.

O novo POCO F2 Pro é basicamente um Redmi K30 Pro e este novo POCO M2 Pro é o tal Redmi Note 9 Pro. O problema é que a Xiaomi não se decide para que tipo de mercado é esta submarca.

Redmi e POCO, uma confusão danada

Chegamos à conclusão que a Xiaomi está a investir forte em duas das suas submarcas. Contudo, se em certas alturas temos os smartphones da Redmi no nosso mercado (como por exemplo o Redmi Note 9 Pro em vez do Poco M2 Pro), noutras alturas temos os smartphones da POCO (como por exemplo o F2 Pro em vez do Redmi K30 Pro). Porém, os smartphones são praticamente os mesmos. Apenas com um logótipo diferente.

Ou seja, sinceramente não sabemos qual o objetivo da Xiaomi. Se confundir mais os seus clientes, ou se disparar em todas as direções na esperança de dar alguma coisa.

Xiaomi precisa de se organizar

Quando a marca criou as submarcas "Redmi", "POCO" e "Black Shark" batemos palmas porque todos víamos uma luz ao fundo do túnel.

Na altura deduzimos o seguinte:

  • Smartphones Xiaomi: destinados a topo de gama e gama média/alta
  • Smartphones Redmi: destinados a smartphones de entrada e gama média acessível
  • Smartphones POCO: destinados a topo de gama a preço baixo com poucos compromissos
  • Smartphones Black Shark: destinados ao gaming

No entanto não temos nada disso. Temos uma confusão desgraçada com smartphones Redmi de todas as gamas, terminais POCO também de todas as gamas e smartphones Xiaomi de gama média (média normal) e gama alta.

Pior ainda, a Xiaomi não se decide. Tanto temos um terminal Redmi como deixamos de ter um smartphone da Redmi para termos a versão da POCO.

Em suma, isto só me deixa triste e, sinceramente, cada vez mais confuso quando escrevemos novas informações sobre novos telemóveis ou quando chega a hora de recomendar um novo smartphone a alguém.

Antes de ires, conhece os gadgets Xiaomi que vais querer comprar.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus Nord: razão pela qual este smartphone deve ser posto em consideração
  • Huawei Mate 40 Pro pode surpreender na velocidade de carregamento
  • iPhone 12 vai chegar com lentes de alta qualidade. Apple já as encomendou
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.