7 Razões para escolher um dos Samsung Galaxy A (2017)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Samsung começou o ano com o anúncio dos seus novos Samsung Galaxy A (2017). Três novos smartphones para o mercado de gama média, o Galaxy A3 (2017), Galaxy A5 (2017) e Galaxy A7 (2017) que terão de provar o seu valor durante os próximos meses. Ora, quais são as principais novidades? Vamos ver!

Vê também: VOTA para “Smartphone do Ano” e “Marca Revelação” 2016

Num mercado cada vez mais povoado com inúmeras ofertas para todo o tipo de escalões de preços, os smartphones da Samsung continuam a ter uma recepção junto do público e estes Samsung Galaxy A (2017) têm tudo para conquistar a preferência dos consumidores.

Posto isto, e porque os últimos dias têm sido repletos de novidades e anúncios, só agora pude olhar com mais atenção para estes Samsung Galaxy A (2017), a linha intermédia da marca sul-coreana. Ora, o que é que os torna uma boa compra em 2017?

1- Os Samsung Galaxy A (2017) são à prova de água

A certificação IP68 torna todos os novos Samsung Galaxy A (2017) resistentes à água (e ao pó). Pelo menos até uma profundidade de meio metro durante 30 minutos. Portanto poderás levar o teu smartphone para a piscina e não terás que te preocupar com algumas pingas de chuva ou com um copo de água entornado.

Nunca se sabe quando o azar pode bater à porta e é bom ver a Samsung a implementar novos métodos de construção que lhe permitem tornar os seus equipamentos mais robustos e resistentes ao nosso dia-a-dia cada vez mais apressado.

2- Dois cartões SIM e Cartão MicroSD

Todos os novos Samsung Galaxy A (2017) serão capazes de utilizar dois cartões SIM e um cartão microSD para poderes expandir a memória interna. Até ao momento, a maioria dos equipamentos obrigava-te a escolher entre um cartão SIM secundário e o cartão microSD. Agora poderás usar ambos.

3- Altifalante Lateral

Esta é a primeira vez que o altifalante de um smartphone é colocado na lateral do equipamento. É verdade, todos os novos Samsung Galaxy A (2017) estão equipados com um único altifalante não na sua parte frontal, não na aresta inferior, não na traseira mas sim na sua lateral direita.

Logo acima do botão On/Off podes ver os três orifícios cuidadosamente escavados no metal da sus estrutura para o altifalante. Apesar de ainda não sabermos o porquê desta decisão de ali colocar o altifalante, pelo menos não creio que sejam facilmente cobertos pelos dedos quando estivermos a usar um dos Samsung Galaxy A (2017).

4- Leitor de Impressões Digitais/ Sensor Biométrico

Um sensor biométrico ou leitor de impressões digitais é outra das características que, apesar de comum nos topos de gama de 2016, não estava presente em todos os Galaxy A (2016). Contudo, até nos seus equipamentos mais económicos, a Samsung está a incluir este pequeno mas útil "atalho" de segurança.

O leitor está incorporado no botão central "Home" de todos os novos equipamentos, mais uma boa adição, trazendo coerência e valor acrescentado aos novos smartphones.

5- Porta USB do Tipo C

Os Samsung Galaxy A (2017) fizeram a transição para a porta USB do Tipo C e isso significa que o Galaxy S8 também utilizará esta conexão, bem como os próximos equipamentos de gama alta.

Além de útil no dia-a-dia, não precisas de inserir o cabo voltado para cima ou para baixo, é totalmente reversível, as velocidades de transferência de dados são bem superiores, algo que fará bastante diferença quando estiveres a passar música, fotos e ficheiros do smartphone para o teu computador e vice-versa.

6- Carregamento Rápido

Vê também: Novos Samsung Galaxy A (2017) já têm preços e disponibilidades revelados

Para além de manterem o jack de 3.5mm, os Galaxy A5 (2017) e A7 (2017) estarão equipados com carregamento rápido. Algo que deverá ser bastante útil no dia-a-dia, até porque o tamanho das suas baterias é considerável (3000mAh e 3600mAh respectivamente).

De fora fica o Samsung Galaxy A3 (2017) mas, tendo em conta o tamanho modesto da sua bateria (2350mAh), não deverá demorar muito tempo a carregar totalmente, não se justificando assim a inclusão da tecnologia de carregamento rápido.

7- Botão Flutuante para a Câmara

Deixei para o fim um dos novos "truques" de software que a marca incluirá no Samsung Galaxy A (2017). A aplicação da câmara fotográfica terá um novo botão flutuante para o obturador (pensem no ícone flutuante do Facebook Messenger), que poderás arrastar para uma posição conveniente.

Ora, e qual a necessidade? Simples, nem sempre tiramos fotos com o smartphone na horizontal, ou na vertical e para uma utilização mais flexível a marca decidiu incluir este pequeno e útil novo "truque".

Em suma, é bom ver a marca a reforçar os seus equipamentos de gama média e a mostrar que sabe ouvir as necessidades e exigências dos consumidores. E tu, o que achas dos novos Samsung Galaxy A (2017)?

Talvez queiras ver:

ASUS ZenFone AR com Snapdragon 821 foi “apresentado” pela Qualcomm

Resultados da investigação ao Samsung Galaxy Note 7 revelados este mês

Desabafo de quem tem uma internet da treta – Opinião

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.