3D Touch nos iPhones parece estar a caminho de ser removido

António Guimarães

Durante os últimos tempos, a eliminação do 3D Touch por parte da Apple tem sido uma incógnita. Em 2018, uma equipa de analistas preveu que essa função seria eliminada dos iPhone por completo. Essa previsão foi corroborada pelo Wall Street Journal em janeiro de 2019.

Recentemente, uma das fornecedoras da Apple no Taiwan afirmou que a Apple poderá remover o hardware que permite o 3D Touch nos futuros iPhones. Contudo, a empresa de Cupertino nada confirmou para já.

3d touch appole

Afinal, o que é o 3D Touch?

Apresentado em 2015 com os iPhone 6S e 6S Plus, o 3D Touch é um feedback tátil por pressão no ecrã. O utilizador podia exercer 3 níveis de pressão diferentes num ícone de aplicação, acedendo a informações distintas. Utilizando como exemplo a app do iMessage:

  • Nível de pressão 1 - Abrir nova mensagem
  • Nível de pressão 2 - Ver previsões de mensagens e responder às mesmas
  • Nível de pressão 3 - Entrar no iMessage e ver conteúdos

O iOS 13 e iPadOS também sugerem que o 3D Touch vai acabar

As novas versões dos sistemas operativos móveis da Apple parecem estar a optar pelo toque prolongado e não pela pressão. Significa que um utilizador terá apenas de tocar de forma prolongada no ícone da app para aceder às opções rápidas. Já não será necessário aplicar pressão no ecrã.

De facto, este sistema faz muito mais sentido e é mais intuitivo num interface. Além disso, a Apple vai poupar alguns dólares ao excluir a tecnologia que permite o 3D Touch nos ecrãs dos iPhones.

O iPhone XR, por exemplo, não inclui a tecnologia 3D Touch por causa do seu painel inferior aos OLED incluídos no XS e XS Max. No entanto, as acções rápidas estão lá na mesma, através de um toque prolongado.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.